Policial

PM da Bahia vai punir policiais que aderirem à greve

Publicado por
Compartilhado

Em nota publicada na noite desta terça-feira (8), o comando da Polícia Militar da Bahia disse que os policiais que não atenderem suas escalas responderão conforme Legislação Militar.

As punições podem ser deste advertência até detenção de grevistas e líderes do movimento. Os envolvidos podem ser até expulsos da corporação após responderem a processo disciplinar.

O exercício do direito de greve, sob qualquer forma ou modalidade, é vedado aos policiais civis e a todos os servidores públicos que atuem diretamente na área de segurança pública. É obrigatória a participação do Poder Público em mediação instaurada pelos órgãos classistas das carreiras de segurança pública.

O deputado estadual e representante da Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares (Aspra), Soldado Prisco (PSC), disse que a paralisação trata-se de um movimento de segurança por segurança. “Foi declarado o movimento de segurança por segurança. Vocês que estão nos quarteis, não vão para rua. Vocês que estão na rua, venha para Adelba. Fique dentro dos quarteis até o Governo negociar”, afirmou.

O Comando Geral da Polícia Militar do Estado da Bahia negou a informação de que a corporação esteja em greve em todo o Estado.

A negativa veio após uma assembleia de policiais e bombeiros, realizadas nesta terça-feira (8), em Salvador, decretar greve das duas categorias.

O Coronel Anselmo Brandão classificou o movimento como um movimento político de um deputado. “Gostaria de tranquilizar a população baiana que a nossa PM não está em greve. Infelizmente por oportunismo político de um deputado, que já vem há vários dias tentando mobilizar a tropa e não conseguiu. Hoje ele decretou uma greve com a presença de 300 pessoas”, disse.

O comandante se referiu ao ex-PM Soldado Prisco (PSC). O parlamentar alega que o governo não não sentou na mesa de negociação. Além de deputado estadual, Prisco é representante da Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares (Aspra).

“Esperamos que o governo sente e dialogue. O que nós queremos é apenas o diálogo. Se o Governo sentar e dialogar, tenha certeza que a categoria vai avançar. Enquanto não houver diálogo, não tem retorno aos trabalhos. Esse tumulto não vai partir dos policiais. Nosso pessoal está aqui e a recomendação é vir para cá, para ficar seguro aqui. Recomendo que a população fique em casa, porque a irresponsabilidade neste momento é do Governo do Estado, em não querer negociar. são seis anos de tentativa de negociação”, disse Prisco à imprensa da capital.

Em Guanambi, o comandante do 17º Batalhão, Ten. Cel Arthur Mascarenhas, disse que “A população pode ficar tranquila, pois os policiais do 17º BPM estão todos trabalhando e não existe nenhum movimento e nenhum risco da população ficar sem policiamento”.

Os policiais em serviço realizaram uma operação com abordagens a veículos e transeuntes em alguns bairros da cidade.

Entre as pautas dos Militares, estão: melhorias do Planserv, cumprimento do acordo de 2014, solução para os problemas do novo sistema RH, reforma do Estatuto, código de Ética; periculosidade; auxílio Alimentação; reajuste da CET; plano de Carreira; cumprimento de ordem judicial e isenção de ICMS para Aquisição de Arma de Fogo para PMs e BMs.

Em nota, a PM afirmou que garante o policiamento ostensivo em todo o estado e tranquiliza a população, que deve manter sua rotina normalmente. Reforça que o responsável pelas operações nas ruas é o Quartel do Comando Geral, que está pronto para atender a todas as demandas da sociedade.

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 9 de outubro de 2019 03:41

Publicado por

Notícias recentes

Prefeituras e Câmaras na Bahia ofertam mais de 350 vagas em concursos públicos

Quem está a procura da estabilidade de um emprego público tem várias opções em prefeituras…

27 de abril de 2024

Estação Meteorológica do Inmet voltou a funcionar em Guanambi após mais de seis meses com problemas

A equipe de manutenção do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) esteve em Guanambi na última…

27 de abril de 2024

Prefeitura na Bahia encerra inscrições para concurso com 73 vagas nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no concurso público da Prefeitura de Presidente Tancredo Neves,…

27 de abril de 2024

São Pedro de Iuiu 2024 divulgou primeiras atrações

Nesta sexta-feira, 26 de abril, foram divulgadas as primeiras atrações do São Pedro de Iuiu…

27 de abril de 2024

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio