Bahia

Unimontes abre inscrições para mestrado e doutorado em Produção Vegetal no Semiárido

Publicado por
Geovane Santos
Compartilhado

O Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal no Semiárido, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), abre inscrições para o processo seletivo para os cursos de mestrado e doutorado, com início previsto para o primeiro semestre letivo de 2019.

As inscrições foram abertas nessa segunda-feira (7) e prosseguem até 31 de outubro, por meio da ficha de inscrição online. Os documentos podem ser acessados na página oficial do Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal no Semiárido.

A taxa de inscrição é de R$ 80,00 para o Mestrado e Doutorado, a qual deverá ser paga por meio de Documento de Arrecadação Estadual (DAE). O candidato que se enquadrar na condição de hipossuficiência econômico-financeira poderá solicitar isenção da taxa de inscrição até o dia 25 de outubro.

Conforme o edital, são oferecidas seis vagas para o curso de mestrado e mais quatro vagas para o doutorado. O número poderá ser ampliado ou reduzido de acordo com a disponibilidade de bolsas ou disponibilidade de orientação por parte dos professores do Programa – em obediência à ordem de classificação dos candidatos em cada nível.

Para o mestrado são as seguintes linhas e sublinhas de pesquisa - Entomologia agrícola, Fertilidade do solo e nutrição de plantas, Fitopatologia, Fruticultura, Irrigação e drenagem, Manejo e conservação do solo e da água, Melhoramento de plantas e biotecnologia, Patologia pós-colheita de frutos e hortaliças, Produção de hortaliças, Produção e manejo de grandes culturas, Tecnologia e produção de sementes.

Para o doutorado, as linhas são as seguintes - Entomologia agrícola, Fisiologia pós-colheita, Fitopatologia, Fruticultura, Irrigação e Drenagem, Melhoramento de Plantas e Biotecnologia, Produção e Manejo de Grandes culturas.

O processo seletivo será realizado em duas etapas com avaliação do currículo e histórico escolar e defesa da proposta de pesquisa.

Os cursos (mestrado e doutorado) são desenvolvidos e coordenados no campus de Janaúba da Unimontes. O programa está vinculado ao Departamento de Ciências Agrárias, da Universidade Estadual de Montes Claros.

Baixe o edital

Geovane Santos
Publicado por
Geovane Santos

Notícias recentes

Obra de construção de nova ponte sobre o rio São Francisco foi iniciada

O Governo de Minas Gerais, por meio do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem…

Guanambi volta a registrar mais de uma dezena de casos de Covid-19 em 24 horas

Depois de algumas semanas com registros de casos de Covid-19 praticamente zerados, o município de…

Ufba inscreve para 990 vagas em cursos de especialização em Barreiras, Brumado, Guanambi, Vitória da Conquista e outras cidades

A Universidade Federal da Bahia está com processo seletivo aberto para ingresso nos Cursos de…

Rua Otávio Mangabeira passa a ter sentido único em Guanambi

Depois da retirada dos quebra-molas que forçavam os motoristas a reduzir a velocidade, os acidentes…

Acusado de violência doméstica foi preso com armas e munições na zona rural de Carinhanha

Um homem de 61 anos foi preso na manhã desta terça-feira (24) na zona rural…

Justiça Eleitoral de Vitória da Conquista cassa mandato de vereador por irregularidades do partido na cota de gênero

O mandato do vereador de Vitória da Conquista, pastor Orlando Oliveira Filho (PRTB), foi cassado…