A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) emitiu comunicado nesta sexta-feira (18) informando a suspensão do fornecimento de água até o próximo domingo em Caetité, nos distritos de Maniaçu, Brejinho das Ametistas e Morrinhos (Guanambi) distrito de Morrinhos, em Guanambi.
Segundo a empresa, a interrupção no abastecimento foi iniciada às 18h desta quinta-feira (17), devido à necessidade de manutenção emergencial no Sistema Integrado de Abastecimento de Água do Algodão.
A manutenção emergencial foi necessária devido a um acidente em uma estação de bombeamento;
A empresa informa ainda que o restabelecimento do abastecimento será feira de forma gradativa, podendo demorar de 24 a 48 horas para que o sistema seja normalizado.
A Embasa recomenda aos consumidores que ainda possuem água em seus reservatórios para que adotem medidas de economia.
As localidades afetadas fazem parte da segunda etapa da Adutora do Algodão, inaugura em novembro de 2016, com investimento de recursos federais de R$ 44,2 milhões repassados pela Codevasf e execução do Governo do Estado da Bahia por meio da Embasa.
A primeira etapa da Adutora do Algodão, em operação desde novembro de 2012, representou um investimento federal de cerca de R$ 136 milhões. A água desta parte da adutora chega aos municípios de Malhada, Iuiú, Palmas de Monte Alto, Candiba, Pindaí, Matina e Guanambi; nas localidades de Mutãs (Guanambi) e Pajeú do Vento (Caetité), além de outras localidades rurais situadas ao longo da área de influência do sistema.