Geólogo anuncia descoberta de grande reserva de alumínio na Bahia

Reprodução

O geólogo João Cavalcanti, tido como o mago da mineração na Bahia, anunciou nesta quinta-feira (17) que descobriu uma enorme reserva de alumínio entre Nazaré e Itacaré, ou seja, do sul do Recôncavo ao norte da região cacaueira, passando por todo o baixo sul.

Segundo ele, a concentração é maior entre Nazaré e Valença, mas, no conjunto, a reserva é respeitável. “Conforme as estimativas iniciais, algo que oscila entre 500 milhões a um bilhão de toneladas. Uma equipe de geólogos está na área fazendo estudos”, explica Cavalcanti.

Cavalcanti diz que a descoberta foi por mero acaso. Transitando pela BA-001, que interconecta Nazaré a Ilhéus, passando pelo baixo sul (Valença, Taperoá, Nilo Peçanha, Ituberá, Igrapiúna e Camamu), observou que nos cortes da estrada havia algo muito parecido com bauxita, que é alumínio.

Ele afirma que, pelas circunstâncias da região, a jazida é algo como uma galinha dos ovos de ouro: “Fica entre o Porto Sul, em Ilhéus, e o Porto de Aratu, em Salvador. A área é altamente antropizada (muito mexida por humanos), grande parte é de pastos. E de quebra a rede de alta-tensão passa bem em cima, o que significa facilidade com a energia”, afirma o geólogo.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile