Estiagem chega ao fim após 192 dias em Guanambi

Chuva caiu em bom volume na região rural de Pindaí - (foto: Leitor Agência Sertão)

Enfim chegaram as primeiras chuvas da primavera à Guanambi e à maior parte da região. As previsões meteorológicas de mudança nas condições climáticas se confirmaram e choveu mais do que o previsto em várias localidades. Foram 192 dias sem registro de chuva significativa na região. A última chuva expressiva foi registrada no dia 11 de abril

No entanto, no início do mês, as previsões apontavam apenas para possibilidade de pancadas de chuva rápidas e isoladas.

Em Guanambi o pluviômetro da Agência Sertão registrou 19 mm até o fim da manhã desta terça-feira (22). Já a estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no aeroporto, registrou 11 mm. O Pluviômetro do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), localizado em um fazenda às margens da BR-030 (sentido Palmas de Monte Alto), registrou 8 mm de chuva.

O calor registrado no último domingo (20) foi o presságio da chegada da chuva. A máxima chegou a 39,5ºC, a segunda maior já registrada pelo Inmet em 11 anos de instalação da estação. A segunda-feira (21) amanheceu nublada e o sol ficou encoberto durante boa parte do dia. O abafamento elevou a temperatura a máxima de 37,1ºC durante a tarde.

A chuva chegou mansinha no final da noite e se estabilizou durante a madrugara e início da manhã. A previsão é de que o tempo permaneça assim pelo menos até sexta-feira (25). Os melhores volumes são esperados para quarta e quinta-feira.

Candiba foi a localidade monitorada com maior registro de chuva na Bahia. O pluviômetro do Cemaden, instalado em uma fazenda próximo a Pilões, registrou acumulado de 47 mm entre o fim da noite de segunda e manhã de terça. (vídeo mostra avanço da chuva na região entre as 22h de segunda e 10h de terça).

Na região, outras localidades monitoradas tiveram bons volumes de Chuva. Em Boquira, o Camaden registrou 45,6 mm, em Uibaí foram 36,4 mm e em Brumado 30,4 mm.

De um modo geral, a chuva se concentrou principalmente nas regiões Sul e Centro-Sul do Estado.

Em locais sem pluviômetros oficiais, como na região do distrito de Guirapá, em Pindaí, leitores da Agência Sertão informaram acumulados de mais de 90 mm. Também choveu bem em regiões dos municípios de Sebastião Laranjeiras, Palmas de Monte Alto e Iuiú.

Esta região está inserida na cabeceira do rio Carnaíba de Dentro. Os riachos deram cheia logo na primeira chuva, o que costuma ser raro nas condições climáticas da Caatinga.

Um morador da região registrou um riacho da região pela manhã drenando a chuva que caiu durante toda a madrugada.

Toda esta água segue em direção à barragem de Ceraíma, que chega ao fim do período seco com 53% de sua capacidade.

Permitido reproduzir este conteúdo desde que seja indicado o link para a publicação original

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile