Meteorologia prevê possibilidade de chuva a partir de domingo

Isac Soares / Agência Sertão

A previsão dos institutos de meteorologia é de que o tempo continue quente e seco em Guanambi até o feriado de Proclamação da República, nesta sexta-feira (15). A partir de sábado (16), as condições climáticas devem mudar e em algumas áreas já pode receber chuvas.

Está previsto para domingo (17) uma maior probabilidade de precipitação. Segundo a Somar Meteorologia, o período chuvoso pode durar entre 8 e 10 dias e pode chover entre 50 e 100 mm no acumulado.

Os moradores da região têm reclamado do calor excessivo das últimas semanas. A temperatura tem chegado próxima aos 37ºC nos últimos dias. A umidade relativa do ar também tem caído a níveis próximos a 9% nos períodos mais secos do dia.

Desde o início da primavera, choveu cerca de 40 mm em Guanambi. Estas chuvas foram registradas ente os dias 21 e 22 de outubro.

Em algumas localidades, como nas proximidades do distrito de Guarapá, em Pindaí, o acumulado de chuva foi de até 130 mm, segundo moradores locais

As chuvas vieram após 192 dias de estiagem agrícola, período sem registro de chuvas com pelo menos 10 mm. A segunda estiagem a primavera já dura 20 dias.

A umidade do solo neste momento, segundo a Somar, é inferior a 1%.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile