Campeonato Municipal de Basquete inicia na próxima semana em Guanambi

A Secretaria de Cultura Esporte e Lazer, por meio da Associação Guanambiense de Basquetebol (Aguba), realizará na próxima quarta-feira (20), às 20h, a abertura do Campeonato Municipal de Basquete.

As partidas serão disputadas na Praça Manoel Novais (Colégio Luiz Viana), as segundas, quartas e sábados.

A competição contará com a participação de cinco equipes – Dinos Alfa, Dinos Bravo, Divine Hands, UniFG e IF-Baiano. Na primeira fase, as equipes se enfrentarão em partidas de ida e volta, todos contra todos.

Após os dez jogos, os dois times que obtiverem as maiores pontuações serão os finalistas e a terceira melhor campanha já garante o terceiro lugar.

Segundo o presidente da Aguba, Jorge Rodrigues, a perspectiva é que o título seja disputado em três partidas, com as datas de realização a serem definidas.

Ainda de acordo com Rodrigues, essa é a quinta edição do Campeonato Municipal de Basquete. As três primeiras foram realizadas entre os anos de 1990 a 2000, já a quarta foi disputada em 2011, organizada pelo médico Humberto Reis.

O presidente da Aguba destacou que neste período de oito anos, o respectivo campeonato teve uma pausa por falta de apoio financeiro e times para disputar, no entanto, a Aguba realizou e participou de outras competições em Guanambi e região.

Esse ano o basquete guanambiense vêm demonstrando evolução. A equipe da cidade foi vencedora do campeonato regional de basquetebol 3 X 3 do sudoeste, disputado em Vitória da Conquista no mês de março e vice-campeã da I Copa Suçuarana de Basquete, disputada em Tanhaçu-Ba no mês de julho.

Nos Jogos Universitários da Bahia (Juba) 2019, a equipe de basquete 3X3 do Centro Universitário UniFG conquistou a medalha de ouro no torneio realizado no mês de agosto em Salvador.

Além disso, em maio deste ano, a Aguba passou a ser de utilidade pública, por meio de uma lei municipal. A concessão do título de Utilidade Pública a entidades, fundações ou associações civis significa o reconhecimento do poder público de que as instituições, em consonância com o seu objetivo social, são sem fins lucrativos e prestadoras de serviços à coletividade.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile