Cortejo do Grupo Afromalêko será às 19h em Guanambi

Divulgação

Nesta quarta-feira (20), Dia Nacional da Consciência Negra, acontecerá em Guanambi o tradicional cortejo do Grupo Afromalêko.

A concentração para o cortejo será na Rua Ana Nery, às 19h. Este ano, foram vendidos abadás e toda renda arrecadada será destinada para ajudar nas atividades desenvolvidas pelo Afromalêko em Guanambi. Todas as unidades foram vendidas antecipadamente.

Desde o último sábado (16) as atividades da Semana da Consciência Negra estão sendo realizadas em Guanambi. A abertura ocorreu no auditório da Câmara de Vereadores, com uma roda de conversa temática.

No domingo (17) foram realizadas rodas de capoeira, samba de roda e oficina de turbante. As atividades aconteceram na Praça Henrique Pereira Donato (Praça do Feijão).

Nesta segunda (18) e terça-feira (19), o grupo promoveu um ensaio geral e uma oficina de percussão na Rua Ana Nery, no bairro Monte Pascoal.

O evento conta com o apoio do Centro Universitário UniFG e da Prefeitura de Guanambi.

Sobre o Dia da Consciência Negra

O dia da Consciência Negra é comemorado anualmente em todo país, no dia 20 de novembro. A data tem como objetivo fazer uma reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana no Brasil. Além disso, é utilizada para que possamos analisar o impacto que os negros tiveram no desenvolvimento da identidade cultural brasileira.

A data foi criada, em 2003, e instituída oficialmente em âmbito nacional com a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. No Dia da Consciência Negra é feriado oficial em mais de mil cidades brasileiras.

A data homenageia o pernambucano Zumbi dos Palmares. Zumbi foi um dos principais representantes da resistência negra à escravidão na época do Brasil Colonial. Foi líder do Quilombo dos Palmares, comunidade livre formada por escravos fugitivos das fazendas. Ele faleceu no dia 20 de novembro de 1695.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile