Bahia

Governo do estado reconheceu situação de emergência em Guanambi

Publicado por
Compartilhado

O governo do estado da Bahia, reconheceu nesta quinta-feira (21), o Decreto Municipal de “Situação de Emergência” solicitado pela Prefeitura Municipal de Guanambi no dia 26 de setembro. A homologação foi publicada no Diário Oficial do Estado.

O deferimento considerou os danos decorrentes da estiagem que está a afetar as atividades econômicas e a atingir a população do Município de Guanambi.

Anúncio

De acordo com a homologação, o decreto entra em vigor na data de sua publicação, retroagindo seus efeitos a 26 de setembro de 2019, pelo prazo de 90 dias, a contar da respectiva data.

Relembre o caso

A Prefeitura de Guanambi decretou Situação de Emergência, no dia 26 de setembro. A determinação foi sancionado no dia 30, do respectivo mês, por meio da publicação no Diário Oficial do Município.

De acordo com a determinação à época, a falta de chuvas nos últimos meses, principalmente a partir do mês de março, estavam provocado danos à subsistência da população do Município, em especial da comunidade rural.

O decreto informava ainda que um número significativo de propriedades rurais vinham experimentando graves prejuízos às atividades produtivas, principalmente – a agricultura sequeira e a pecuária.

A resolução citava o relatório publicado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no dia 20 de setembro de 2019, como respaldo para declaração de situação de emergência.

No relatório, o rebanho bovino do Município de Guanambi apresentou uma diminuição significativa de 58.015 cabeças em 2016, para 53.185 no ano de 2018. Segundo o decreto, os anos anteriores de secas foram responsáveis, substancialmente, pela diminuição do rebanho bovino.

A partir dessa perspectiva, a determinação autorizou a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil e do Departamento Municipal de Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução.

O decreto propôs ainda a dispensa de licitação dos contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta ao desastre, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação dos cenários dos desastres, desde que possam ser concluídas no prazo máximo de 90 dias consecutivos e ininterruptos, contados a partir da caracterização do desastre, vedada a prorrogação dos contratos.

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 21 de novembro de 2019 12:00

Publicado por

Notícias recentes

Prefeitura na Bahia encerra inscrições para concurso com 73 cagas nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no concurso público da Prefeitura de Presidente Tancredo Neves,…

27 de abril de 2024

São Pedro de Iuiu 2024 divulgou primeiras atrações

Nesta sexta-feira, 26 de abril, foram divulgadas as primeiras atrações do São Pedro de Iuiu…

27 de abril de 2024

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024

Prefeitura de Caetité divulgou atrações principais da Festa de Sant’Anna 2024

Nesta semana, foram divulgadas as atrações principais das Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. O…

26 de abril de 2024

Acelen abriu oportunidades de emprego na Bahia e São Paulo

A empresa do setor energético Acelen, com mais de 1.200 colaboradores distribuídos entre o estado…

26 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio