Mais de 500 mil estudantes da rede estadual devem renovar a matrícula a partir desta quinta pelo SAC Digital

Publicado por
Agência Brasil EBC
Compartilhado

Mais de 500 mil estudantes devem renovar a matrícula na rede estadual de ensino a partir desta quinta-feira (21) para o ano letivo de 2020. O processo de pré-matrícula, que segue até o dia 10 de dezembro, deverá ser feito por todos os estudantes com matrícula e frequência regular nas escolas estaduais, em 2019. A grande novidade deste ano é que a matrícula agora é 100% on-line, podendo ser feita por dispositivos móveis como tablets e celulares. Basta que os pais ou responsáveis baixem o aplicativo do SAC Digital nas lojas APP Store ou Google Play, ou façam o cadastro através do site.

O SAC Digital é uma moderna plataforma, que unifica todos os serviços do Estado em um único portal. A matrícula on-line foi incluída nesta ferramenta graças à parceria entre a Secretaria da Educação do Estado (SEC), a Secretaria da Administração do Estado (Saeb), e a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb), com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Passo a passo
Para realizar o cadastro, o estudante precisa acessar o SAC Digital (portal ou aplicativo) e clicar em “Cadastre-se” no menu principal. Em seguida, é só preencher um formulário. No campo “E-mail”, é necessário informar um e-mail que o usuário costuma acessar e que lembra a senha. No final do cadastro, será necessário acessar este e-mail para ativar a conta no SAC Digital. A matrícula só poderá ser realizada mediante este cadastro. Quem não quiser fazer a pré-matrícula on-line também tem a opção de efetuar na própria escola.
Novos alunos
Os estudantes oriundos das redes municipais e privada, também poderão utilizar o SAC Digital, mas para este público, a matrícula será realizada de 21 a 28 de janeiro de 2020, de acordo com o calendário a ser divulgado pela Secretaria da Educação do Estado e que estará disponível no Portal da Educação. Os mesmos também precisarão fazer o cadastro e, após a matrícula online, terão 24 horas para apresentar a documentação necessária na escola para a qual efetuou a matrícula.
O superintendente de Planejamento Operacional da Rede Escolar do Estado, Manoel Vicente Calazans, falou sobre a importância deste avanço tecnológico. “A tecnologia hoje é uma ferramenta que permite mais acesso à informação e a matrícula pelo SAC Digital facilita ainda mais a vida dos estudantes e dos responsáveis, podendo ser feita de qualquer lugar”, afirmou Calazans, ao acrescentar que o processo da pré-matrícula, pelo SAC Digital, foi iniciado na segunda-feira (18) e seguiu até ontem (20), para estudantes da Educação Inclusiva.
Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado

Agência Brasil EBC
Publicado por
Agência Brasil EBC

Notícias recentes

Apostador ganha sozinho prêmio de R$12,7 milhões da Lotomania

Um unico apostador ou apostadora acertou as vinte dezenas e ganhou sozinho o prêmio de…

IEL seleciona para vagas de estágio em Vitória da Conquista e Guanambi

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) seleciona para vagas de estágio para Guanambi e Vitória da…

Prefeitura de Guanambi decreta luto oficial pela morte do ex-vereador Vá de Otelino

A Prefeitura de Guanambi emitiu nota de pesar pelo falecimento do senhor Edvard de Castro…

Operação mirou esquema de propina para licenças ambientas em Porto Seguro

m ação conjunta, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Ministério Público do Estado da Bahia,…

PRF abre leilão de 1.300 veículos apreendidos em Feira de Santana

Com lances mínimos entre 40 e 13.068 reais, a Polícia Rodoviária Federal na Bahia, realizará…

Polícia apreendeu veiculo clonado com placas de São Paulo em Guanambi

Mais um veículo foi apreendido com placas clonadas em Guanambi, na noite desta quinta-feira (3).…