Construção da Policlínica Regional de Saúde de Brumado é autorizada

Reprodução | Ilustração

A autorização para a construção da Policlínica Regional de Saúde da cidade de Brumado, foi divulgada pelo Governador Rui Costa na última sexta-feria (29). A autorização foi anunciada durante a inauguração da Policlínica Regional de Saúde no município de Simões Filho. Além de Brumado, mais quatro novas Policlínicas estão previstas para 2020.

O governo será responsável pela construção e aquisição dos equipamentos da unidade e  por financiar 40% da manutenção da policlínica. O consórcio de saúde da região da Serra Geral será responsável pelo rateamento dos 60% restantes para manutenção da Policlínica Regional.

Segundo o Achei Sudoeste, o Consórcio de Saúde da região da Serra Geral engloba 12 municípios, sendo eles – Aracatu, Barra da estiva, Brumado, Contendas do Sincorá, Dom Basílio, Guajeru, Ibicoara, Ituaçu, Jussiape, Malhada de Pedras, Rio de Contas e Tanhaçu.

Saúde mais perto

As Policlínicas Regionais de Saúde estão mudando a realidade da assistência de média e alta complexidade na Bahia. Construídas em locais estratégicos no interior do estado, possibilitam descentralizar a assistência, regionalizando o atendimento ao cidadão, que passa a ter acesso aos serviços perto de casa, sem precisar se deslocar longas distâncias ou aguardar tempo excessivo para o atendimento.

Para viabilizar as Policlínicas e o atendimento regional, foram criados os Consórcios Interfederativos de Saúde, que administram as unidades. Nos Consórcios, municípios de uma mesma região se juntam para ratear os custos com a assistência, de acordo com a população de cada cidade.

As Policlínicas Regionais são Unidades Especializadas de Apoio Diagnóstico, com serviços de consultas clínicas com médicos de especialidades diferentes (definidas com base no perfil epidemiológico da população da região), realização de exames gráficos e de imagem com fins diagnósticos e oferta de pequenos procedimentos, como vasectomia.

As unidades oferecem um maior bem-estar aos pacientes do SUS, que não precisam mais se deslocar longas distâncias ou aguardar muito tempo para atendimento, por meio de uma equipe multiprofissional qualificada e preparada para atender as demandas da região. As Policlínicas possuem 2.848,32m² de área construída com 12 consultórios e são equipadas com estrutura de ponta.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile