Epamig, IF Baiano e Embrapa vão lançar informe sobre cultivo de umbu

Reprodução

Na próxima terça-feira (10), a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas (Epamig), em parceira o Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi e com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Semiárido), lança o 307º edição do Informe Agropecuário.

Esta edição terá como tema o “Umbuzeiro – a Frutífera do Semiárido”. A publicação trará o resultado de pesquisas e experimentações sobre o cultivo da planta, muito importante na economia rural em todo o semiárido brasileiro.

Estas pesquisas foram desenvolvidas por pesquisadores e professoras da Epamig, IF Baiano e Embrapa e por profissionais de outras entidades parceiras. As informações contidas na publicação incluem a importância socioeconômica do umbuzeiro para o Semiárido brasileiro, a produção de mudas, a ecofisiologia da planta, o manejo de podas e adubação, as cultivares promissoras, pragas e doenças, pós-colheita, comercialização e beneficiamento do fruto.

A cerimônia de lançamento será realizada no auditório da Epamig Norte, no município de Nova Porteirinha (MG), a partir das 8h.

Após o lançamento oficial do informe, o professor Sérgio Donato (IF Baiano) irá proferir uma palestra com o tema “Umbu: tecnologia de produção e sua importância para o semiárido”. Em seguida, o pesquisador Nível Poubel Gonçalves (Epamig) conduzirá uma atividade de campo sobre jardim clonal e tecnologia de produção de mudas de Umbu.

As inscrições para o evento são gratuitas e poderão ser realizadas no local. Mais informações podem ser consultadas pelo telefone – (38) 3834-1760 ou pelo e-mail: epamignorte@epamig.br.

Os interessados poderão adquirir a edição do Informe Agropecuário sobre cultivo do Umbu no local. A publicação também será disponibilizada para venda no site da Epamig logo após o lançamento.

Pesquisas

As instituições envolvidas na elaboração do Informe Agropecuário possuem papeis fundamentais na preservação de umbuzeiros e umbucajazeiras. Sob liderança da Embrapa Mandioca e Fruticultura foi estabelecido banco de germoplasma com mais de 30 clones de plantas, oriundos da Bahia, Minas Gerais e Pernambuco.

Reportagem sobre banco de Germoplasma de Umbú - IF Baiano Campus Guanambi

Em Guanambi são mais de 200 plantas em um trabalho coordenado pelo prof. Sérgio Donato. Juntamente com outros professores da instituição, são desenvolvidas pesquisas visando testar as melhores práticas de cultivo e selecionar as melhores variedades para cada finalidade específica (consumo de mesa, produção de polpa ou ornamentação), além de garantir a preservação das plantas, muitas em risco eminente de extinção.

A coleção do IF Baiano foi iniciada em 2007, quando foram doadas 140 mudas ao Campus pela Embrapa e Epamig. Atualmente, a coleção da instituição possui cerca de 200 plantas.

Nestes 12 anos de produção, foram desenvolvidas diversas pequisas, com participação de estudantes dos cursos de Agricultura (técnico), Engenharia Agronômica e do Mestrado Profissional em Produção Vegetal no Semiárido. Foram essas pesquisas que embasaram boa parte do conteúdo que estará disponível no Informe Agropecuário que será lançado na próxima terça-feira pela Epamig.

O IF Baiano – Campus Guanambi participou de outros dois Informes da Epamig, o primeiro sobre cultivo da bananeira e o segundo sobre palma forrageira.

Produção x Extração

O avanço da atividade pecuária e da agricultura sobre a região de Guanambi diminuiu significativamente a população de umbuzeiros nativos.

Segundo os dados da Pesquisa de Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura 2018 (PEVS 2018), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção extrativista do umbu nos 18 municípios que compõem a microrregião de Guanambi era de 742 toneladas em 1990, caindo para apenas 36 toneladas em 2018.

Com a queda na oferta de forma extrativista, a produção pode garantir a oferta do fruto, considerado um símbolo de resistência do semiárido brasileiro.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile