Livro contando história da Residência Estudantil de Guanambi será lançado este mês

Foto: Blog do Latinha

No ano do Centenário um livro pretende contar a história do Centro Estudantil de Guanambi (CEG) e da Residência Estudantil de Guanambi (REG).

O livro será lançado no dia 27 de dezembro, na Câmara de Vereadores de Guanambi, às 19h30.

A REG tem sede em Salvador, onde estudantes da cidade passam a residir por meio de uma seleção. Em junho deste ano foi aberto um processo seletivo para preenchimento de vagas.

No mês de maio deste ano o CEG comemorou 44 anos da sua criação e a REG 43 anos. As organizações foram criadas em 1975 e 1976 respectivamente.

Intitulado de “Os Meninos do CEG: as lutas e conquistas de uma geração”, o livro de José Carlos Lélis (Latinha) e José Roberto Teixeira, foi produzido com auxílio financeiro obtido pelo Edital de Apoio a Projetos Artístico Culturais, idealizado pela secretaria de Cultura de Guanambi.

Lançado em julho deste ano, o edital visa garantir a concessão de incentivos fiscais a projetos artísticos e culturais no município. Mais de 55 projetos foram inscritos e avaliados por uma comissão nomeada pela secretaria. No total, 22 projetos foram selecionados em quatro categorias.

O projeto do livro de Latinha venceu na categoria D, maior valor disponibilizado (R$ 10 mil), Com apenas dois projetos selecionados nessa categoria.

De acordo com Latinha, o trabalho do CEG vem sendo resgatado acerca de 25 anos, por ele, pelo radialista Zé Roberto e por outros que fizeram parte do movimento. Ele ressalta que esse trabalho conjunto proporcionou a estruturação da obra.

Segundo o autor, o livro contará as lutas do CEG, no período de ditadura militar, na tentativa de organizar os estudantes de Guanambi em prol de melhorias na qualidade do ensino. A principal bandeira do movimento era a criação da Residência Estudantil de Guanambi (REG).

Para Lélis, o livro é uma forma de resgatar as conquistas históricas e, a partir dessa perspectiva, mostrar para os jovens que existem outros métodos de vencer o sistema político, sem utilizar a violência.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile