Bahia

Ciclistas encontraram Guariba-Preto morto próximo à barragem de Ceraíma, em Guanambi

Publicado por
Compartilhado

Um ciclista que pedalava pela BA-938 encontrou um animal da espécie Guariba-Preto (Alouatta caraya) morto às margens da rodovia, ao lado da barragem de Ceraíma, na zona rural de Guanambi. O registro foi feito na última terça-feira (14). O Guariba é pertence a mesma família dos primatas, como os macacos.

Ele fotografou o corpo e enviou a foto pelas redes sociais, contando sobre o acontecido e alertando as pessoas sobre a importância da preservação da espécie, cada vez mais rara na região.

A imagem chegou à Superintendência do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema), Em Vitória da Conquista. O órgão entrou em contato com a Associação de Ciclistas da Serra Geral para pedir mais informações sobre o ocorrido. No dia seguinte, o Inema enviou um técnico ao local para investigar as causas da morte.

Christiano Castro, presidente da Associação, esteve no local acompanhado do técnico. Eles acreditam que o animal pode ter sofrido uma descarga elétrica ao tocar nos fios da rede de energia próxima ao local onde o animal foi achado. Segundo Christiano, o rabo do Guariba aparentava estar chamuscado pelo suposto choque elétrico.

Ele disse à Agência Sertão que um senhor que passava pelo local relatou ter encontrado o animal morto às margens da barragem, e que o tirou da água e o colocou no local onde ele foi avistado pelo ciclista.

Foto: Christiano Castro

Por precaução, a Secretaria de Saúde de Guanambi foi acionada e enviou agentes da equipe de controle de zoonoses para coletar os restos mortais do macaco e submetê-los a análises laboratoriais. Os resultados devem sair nos próximos dias.

Christiano explica que esta espécie é um simbolo para os ciclistas da região. “Realizamos em 2019 o Desafio Guariba, a competição foi em homenagem a esse animal. Esse ano realizaremos a segunda edição deste desafio que faz parte do calendário da Federação Baiana de Ciclismo, valendo pontos para o ranking do Campeonato Baiano”, comenta.

Ele explica ainda que os ciclistas da região avistam muitos animais como macacos, veados, onças pardas (suçuarana), raposas e roedores de várias espécias durante as trilhas pela Serra Geral e Serra dos Montes Altos.

O animal encontrado era macho e tinha pouco mais de meio metro de cumprimento. Machos dessa espécie podem pesar até 7 quilos e atingir mais de 60 centímetros de cumprimento.

O Guariba

Foto: reisegraf.ch / Shutterstock.com

Segundo as informações do Instituto Chico Mendes de Preservação da Biodiversidade, a espécie é encontrada em várias regiões do Brasil e de outros países da América do Sul.

O estudo do órgão afirma que o Guariba está em declínios populacional devido às ameaças, como perda e a fragmentação do habitat provocados pela expansão das áreas agrícolas e de pecuária, os incêndios florestais e a expansão urbana e das matrizes energética e rodoviária, a caça e a vulnerabilidade a epidemias de doenças infecciosas, especialmente a febre amarela.

Além da caça para consumo e captura de filhotes para o tráfico de animais silvestres, há relatos de animais mortos por moradores da zona rural durante a epizootia de febre amarela silvestre (2008-2009) no Rio Grande do Sul. Os animais no entanto não são os responsáveis pela doença, mas servem como indicador para alertar sobre o risco de epidemia da doença.

Sendo predominantemente preto, o guariba também possui manchas avermelhadas e marrons pelo corpo, efetivando um contraste que se mistura com as árvores pelas quais ele passa a maior parte do dia, camuflando assim sua cor perante predadores, como a onça e outros carnívoros.

Como habitat, eles preferem as florestas próximas a lagos e rios. Eles também são conhecidos como Bugio-preto ou Barbado.

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 19 de janeiro de 2020 13:10

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por

Notícias recentes

Apostadores da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Sergipe e São Paulo dividem R$ 4,7 milhões da Lotofácil

Sete apostas acertaram as 15 dezenas do concurso 3090 da Lotofácil, sorteado na noite deste…

28 de abril de 2024

Azul vai receber 13 novos jatos Embraer 195-E2, maior avião comercial fabricado no Brasil

Em um movimento estratégico para consolidar sua liderança em voos e destinos no Brasil, a…

28 de abril de 2024

Inscrições no processo seletivo da Prefeitura de Salvador para PGMS encerram nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no processo seletivo simplificado aberto pela Prefeitura de Salvador,…

27 de abril de 2024

Santa Casa da Bahia abriu vagas de emprego e para programa Jovem Aprendiz

A Santa Casa da Bahia, instituição filantrópica responsável por manter e administrar unidades de saúde…

27 de abril de 2024

Assaí abriu novas vagas de emprego em Barreiras, Juazeiro, Lauro de Freitas, Salvador e outras cidades

O Assaí, uma das maiores redes de supermercados atacadistas do Brasil, está com muitas vagas…

27 de abril de 2024

Prefeituras e Câmaras na Bahia ofertam mais de 350 vagas em concursos públicos

Quem está a procura da estabilidade de um emprego público tem várias opções em prefeituras…

27 de abril de 2024
Anúncio