Ministério da saúde vai enviar ambulância nova para o Samu de Guanambi

Imagem Ilustrativa | Reprodução

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Guanambi vai receber uma viatura nova para renovação de sua frota. O Ministério da Saúde oficializou na última segunda-feira (20), a doação do veículo que irá reforçar as ações de atendimento de urgência na cidade.

Segundo o termo de doação publicado no Diário Oficial da União (Dou), o Samu irá receber um veículo modelo Mercedes Benz Sprinter Furgão, adquirido pelo valor de R$ 172.700,00.

O termo foi assinado pela Secretaria Municipal de Saúde de Guanambi e pela Secretaria de Atenção Especializada à Saúde, do Ministério da Saúde, no último dia 14. A Doação faz parte de um programa de renovação de frota promovido pelo Ministério.

Segundo André Motinho, Secretário Municipal de Saúde de Guanambi, a expectativa é de que o veículo esteja liberado nos próximos dias e que chegue à cidade para ser usado pelo Samu em seus atendimentos.

No ano passado, o programa do Ministério já havia contemplado o Samu de Guanambi com uma ambulância. Também foram entregues novas ambulâncias para as cidades de Matina, Palmas de Monte Alto, Pindaí.

A meta da pasta é renovar a frota com mais de cinco anos de uso. Ao todo, serão distribuídas 1.519 ambulâncias, com investimento de investimento federal de R$ 198,8 milhões.

O Samu 192

O objetivo do SAMU 192, que funciona 24h por dia, é socorrer rapidamente pacientes com necessidade de serem levados a unidades que prestam serviços de urgência ou emergência, como hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPA), para atendimentos clínicos, cirúrgicos, obstétricos, entre outros, evitando sofrimento, sequelas ou mesmo a morte.

O acionamento do SAMU se dá pela ligação gratuita à Central de Regulação de Urgências, pelo número 192. A partir do atendimento, as equipes formadas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas são destacados para prestar o atendimento.

Municípios da Bahia contemplados com novas ambulâncias em 2020:

BA Guajeru 1
BA Guanambi 1
BA Ibicoara 1
BA Ibipitanga 1
BA Ibirapuã 1
BA Ilhéus 1
BA Itabuna 1
BA Itanhém 1
BA Itapetinga 1
BA Ituaçu 1
BA Jequié 1
BA Juazeiro 1
BA Jussara 1
BA Lajedão 1
BA Lauro de Freitas 1
BA Livramento de Nossa Senhora 1
BA Malhada de Pedras 1
BA Mucuri 1
BA Paramirim 1
BA Paulo Afonso 1
BA Rio de Contas 1
BA Rio do Pires 1
BA Santo Antônio de Jesus 1
BA Senhor do Bonfim 1
BA Tanhaçu 1
BA Una 1
BA Uruçuca 1
BA Vera Cruz 1

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile