Inmet emite novos alertas para perigos de tempestades

Alertas / Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) voltou a emitir alertas de perigo e grande perigo para riscos causados por tempestades previstas para este sábado (25).

Na Bahia são dois alertas emitidos, um de perigo potencial, englobando áreas do Noroeste, Centro, e Nordeste do Estado e outro de Perigo, que engloba toda a faixa de divisa com os Estados de Goiás, Minas Gerais e Espirito Santo, incluindo a Região de Guanambi.

Nestas regiões podem ocorrer chuvas com volumes variando entre 30 e 60 mm até às 13h deste sábado. O acumulado do dia em algumas localidades pode chegar aos 100 mm.

A Zona de Convergência do Atlântico Sul que atua desde a última terça-feira (21) tem trazido chuvas expressivas para várias regiões dos quatro Estados mencionados. As regiões Central e Zona da Mata mineira, Norte do Rio de Janeiro e Sul do Espírito Santo são as de maiores riscos de enchentes e inundações.

O ápice da ZCAS atuando sobre o continente sul-americano será neste sábado, terá o seu potencial de convergência de umidade impulsionado pela formação de um sistema meteorológico intenso de baixa pressão a 700 Km do litoral do Rio de Janeiro, nomeado pela Marinha do Brasil pelo apelido de Kurumí. Este ciclone que já vem atuando desde a quinta-feira, permitirá a formação de um imenso e poderoso rio aéreo que fará com que o Brasil registre os maiores índices pluviométricos do globo neste sábado.

Tempo Online

Devido a estas circunstâncias, defesas civis estaduais e municipais estão concentradas para minimizar os possíveis danos, caso as previsões se confirmem.

Nestas localidades pode chover mais de 60 mm em apenas uma hora, com acumulados que tendem a passar dos 100 mm em 24 horas.

Em todos os alertas, as recomendação de cuidados são para evitar enfrentar o mau tempo, observar alterações nas encostas e para que se desliguem aparelhos eletrônicos durante as tempestades intensas.

Em Guanambi, a previsão dos institutos é de que o tempo continue chuvoso pelo menos até segunda-feira (27). A previsão aponta ainda que o tempo deve voltar a ficar chuvoso na região nos primeiros dias de fevereiro.

Desde terça-feira, o pluviômetro da Agência Sertão, localizado no Centro de Guanambi, registra acumulado de 125 mm. Na manhã deste quinta-feira, o riacho do Belém transbordou, alangado ruas de alguns bairros da cidade.

Veja todos os alertas do Inmet

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile