Exposição de artistas radicados em Guanambi acontece em Salvador

Reprodução / UniFG

Desde o dia 17 de janeiro, quatro artistas plásticos erradicados em Guanambi expõem suas obras no foyer da Casa do Comércio em Salvador-BA.

A Exposição Sobre Viventes, de autoria dos artistas Rose Fernandes e Valdeci Primo de Guanambi, Dina Salvador, de Portugal e Jota Vieira, de Carinhanha, ficará disponível até 29 de março, de segunda a quinta, das 9h às 17h e de sexta a domingo, das 14h às 21h. A visitação é gratuita e conta com apoio cultural do Centro Universitário UniFG.

A montagem das 53 obras expostas apresenta dois recortes – Histórias Flutuantes (fotografias de Dina Salvador e esculturas de Jota Vieira) e Amazônia (pinturas de Rose Fernandes e fotografias de Valdeci Primo) – que provocam reflexões que vão desde a devastação incalculável provocada pelo homem na região amazônica até sua imensa riqueza ambiental e cultural.

Em Sobre Viventes, os artistas prestam uma homenagem aos diferentes povos que habitam a Amazônia, que têm na natureza seu sustento, respeito e esperança, repleta de crenças e hábitos particulares. A exposição retrata, ainda, a ganância humana através da exploração mineral, da extração de madeira nobre, da terra devastada pelo agronegócio, dos muitos que não sobrevivem a esta exploração, entre humanos, animais e flora.

A coordenadora de cultura da UniFG, professora Adriana Bomfim, prestigiou a Vernissage realizada no primeiro dia de exposição e registrou a importância de a instituição apoiar iniciativas desta natureza.

“Além de trazer ao debate uma questão tão atual para nosso país, a exposição Sobre Viventes nos faz pensar no nosso papel como cidadãos e instituição como promotores de uma educação que consiga contribuir com a formação de seres humanos capazes de conviver em maior harmonia com a natureza e toda a riqueza e diversidade existentes em nosso país. Para nós, os elementos culturais são constituintes de um povo e nos ensinam muito da nossa história e das nossas origens. Como instituição de ensino, temos o dever de promover e fomentar ações neste sentido, tal como a Exposição Sobre Viventes”.

A professora Adriana também destacou que a coordenação de cultura da UniFG tem uma parceria estabelecida com a artista plástica Rose Fernandes para projetos que ocorrerão ao longo de 2020. Ressaltou ainda que três dos quatro artistas que conceberam a exposição são baianos e moram no sertão produtivo. “Isso assevera nosso dever de contribuir com a divulgação, o apoio e o incentivo a quem produz expressões artísticas da realidade bem perto de nós e que, muitas vezes, não é valorizado ou conhecido pela população local”. Artistas reconhecidos internacionalmente, Rose e Valdeci são de Guanambi, Jota Vieira é de Carinhanha e Dina Salvador é portuguesa, mas também possui residência na Bahia.

De acordo com Rose Fernandes, a expectativa de público é extremamente positiva, tendo em vista que na última montagem, quase 50 mil pessoas estiveram presentes. Nesta exposição, a expectativa é um público ainda maior. “O público tem elogiado muito a exposição e revelado a grata surpresa em relação ao tema tão atual e importante para nosso país. A noite da vernissage foi muito especial para todos nós e contou com a presença de grandes amigos, público em geral e renomados artistas no campo da fotografia, escultura e ares plásticas”.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile