Nova espécie do gênero da goiabeira é registrada na zona rural de Lagoa Real

Reprodução

Nova espécie de Psidium, o gênero da goiabeira (Psidium Guajava), foi encontrada na comunidade de Lagoa Grade, zona rural de Lagoa Real. A descoberta foi realizada pelo Biólogo e pesquisador Calmito Miranda, natural de Caetité.

Segundo o site Sudoeste Bahia, o registro da planta foi realizado após parceria com a Drª em Botânica Amélia Carlos,  do jardim Botânico do Rio de Janeiro e colaboradores.

“Desde a sua descoberta, se passaram quase dois anos para que fossem coletados flores e frutos, passando pelo processo da descrição, fase em que todas as características da planta são observadas, comparadas com outras espécies do mesmo gênero e enfim descrita. Após todo esse processos, foi confirmado que trata-se de uma nova espécie da família Myrtaceae, a mesma da família da pitanga, da jabuticaba e da goiaba”, explicou o Biólogo

Miranda ainda pontuou que devido a beleza, a planta foi denominada Psidium pulcherrimum, derivada da palavra latim pulcher, que significa belo e/ou famoso.

O artigo com dados da pesquisa foi publicado na versão online da Revista Brittonia e em breve estará disponível na versão impressa.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile