Bahia

Meteorologia prevê mais chuvas expressivas na primeira semana de fevereiro em Guanambi

Publicado por
Compartilhado

O mês de fevereiro deve começar chuvoso em todo o Brasil. As previsões dos modelos meteorológicos e dos institutos de meteorologia apontam para a formação de novas áreas de instabilidades em todas as regiões do país.

Minas Gerais e toda faixa sul da Bahia pode voltar depois dos acumulados históricos registrados durante boa parte do mês de janeiro.

Em Guanambi e cidades vizinhas, os acumulados podem superar 100 mm, até o dia 7 de fevereiro, segundo o modelo Sistema de Previsão Global da Nasa (Global Forecast System – GFS).

Já o modelo Europeu (ECMWF) é mais modesto na previsão de chuvas em todo o país. Para a região de Guanambi são previstos acumulados variando entre 30 e 60 mm no mesmo período.

O atraso no início do período chuvoso deve ser compensado por muitos dias chuvosos na região até o mês de março. Segundo as previsões de longo prazo, a chuva deve se estender até meados do mês de abril na região.

A previsão de momento e as condições climáticas registradas desde o início da primavera batem com a previsão elaborada pelo meteorologista Paulo Etchichury, da Somar Meteorologia, durante palestra proferida em agosto do ano passado na Câmara de Vereadores de Guanambi.

No dia em que recebeu o título de cidadão honorário de Guanambi, Etchichury apresentou um prognóstico que apontava para atraso no início do período chuvoso e muita chuva nos primeiros meses de 2020.

Em Guanambi o acumulado de janeiro até esta terça-feira (28) foi de 338 mm registrados pelo pluviômetro da Agência Sertão, localizado no Centro da cidade. Na última quarta-feira (22), a chuva intensa fez com que o riacho do Belém transbordasse, inundando ruas dos bairros por ele cortados.

Todo esse volume veio após três anos com meses de janeiro praticamente secos. O último janeiro chuvoso ocorreu em 2016, quando a barragem do Poço do Magro sangrou pela primeira vez e a barragem de Ceraíma esteve perto de sua capacidade máxima. Atualmente, Ceraíma está com 82% de seu volume útil e Poço do Magro com 26,5%.

No entanto, os meses de outubro, novembro e dezembro foram bastante secos. O acumulado na cidade foi de pouco mais de 100 mm no período.

Rio São Francisco

Ainda é incerta a proporção da cheia que o rio São Francisco deve atingir nos próximos dias após cruzar a divisa de Minas Gerais com a Bahia nos municípios de Malhada e Carinhanha. No entanto, o rio subiu mais mais de dois metros nas últimas 48 horas.

Até segunda-feira (27), o nível estava pouco abaixo dos 3 metros, às 12h desta terça-feira chegou a 4,12 metros, e no mesmo horário desta quarta-feira (29), o volume de água subiu e o nível chegou a 5,04 metros.

Nível do São Francisco em Malhada às 12h desta quarta-feira (29) -Foto: José Castor

As expectativa é de que a vazão e o nível continuem subindo com a chegada das águas das chuvas que as fortes chuvas que caíram sobre Belo Horizonte e Região Metropolitana e também no Noroeste e Norte do Estado.

Segundo José Castor, Secretário de Agricultura de Malhada e membro da comissão de Defesa Civil, moradores ribeirinhos estão sendo alertados sobre o risco de enchentes nos próximos dias. Ele disse ainda que a água acumulada com as chuvas em Belo Horizonte demora cerca de 14 dias para percorrer todo o percurso da bacia até a divisa de Minas com a Bahia.

O Velho Chico está com sua maior vazão no Norte de Minas desde janeiro de 2012, ano da última cheia registrada. No município que recebe o mesmo nome do rio, localizado a cerca de 270 quilômetros da divisa com a Bahia, a vazão estava em 1.030 m³/s no início da Zona de Convergência do Atlântico Sul, no dia 21.

Nesta terça-feira (28), a vazão chegou a 6.010 m³/s. Já o nível chegou a exatos dos 8, metros. Após algumas oscilações, a vazão chegou a 5.850 m³/s e ao nível em 7,91 metros no fim da manhã desda quarta-feira.

Quase a metade desta vazão vem do rio das Velhas, principal afluente da região central de Minas. Em Várzea da Palma, antes da foz, a vazão começou a quarta-feira em 2.620 m³/s, volume quase 10 vezes maior do que o registrado no início da semana anterior. Só nesta terça-feira o nível subiu 36 centímetros, chegando a 9,22 metros.

Em Belo Horizonte voltou a chover forte nesta terça-feira, sendo registrado volume de mais de 150 mm em apenas três horas de chuva durante a noite. O acumulado do mês de janeiro na cidade chegou a 960 mm, segundo dados do Inmet.

Os dados de vazão e nível são da Agência Nacional de Águas (ANA), por meio da Rede Hidrológica Nacional.

A cheia só não é maior em decorrência da baixa defluência da Usina Hidroelétrica de Três Marias. Segundo dados da Cemig, a vazão defluente está em 293 m³/s. No entanto, a afluência está a mais de 3.200 m³/s e o reservatório está com 67,80% de sua capacidade.

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 29 de janeiro de 2020 12:27

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por

Notícias recentes

Apostadores da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Sergipe e São Paulo divem R$ 4,7 milhões da Lotofácil

Sete apostas acertaram as 15 dezenas do concurso 3090 da Lotofácil, sorteado na noite deste…

28 de abril de 2024

Azul vai receber 13 novos jatos Embraer 195-E2, maior avião comercial fabricado no Brasil

Em um movimento estratégico para consolidar sua liderança em voos e destinos no Brasil, a…

28 de abril de 2024

Inscrições no processo seletivo da Prefeitura de Salvador para PGMS encerram nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no processo seletivo simplificado aberto pela Prefeitura de Salvador,…

27 de abril de 2024

Santa Casa da Bahia abriu vagas de emprego e para programa Jovem Aprendiz

A Santa Casa da Bahia, instituição filantrópica responsável por manter e administrar unidades de saúde…

27 de abril de 2024

Assaí abriu novas vagas de emprego em Barreiras, Juazeiro, Lauro de Freitas, Salvador e outras cidades

O Assaí, uma das maiores redes de supermercados atacadistas do Brasil, está com muitas vagas…

27 de abril de 2024

Prefeituras e Câmaras na Bahia ofertam mais de 350 vagas em concursos públicos

Quem está a procura da estabilidade de um emprego público tem várias opções em prefeituras…

27 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio