Reservatórios de hidroelétricas do rio São Francisco atingem maiores volumes em oito anos

Usina Hidroelétrica de Três Marias - Foto: Divulgação/Cemig

O nível do reservatório da Barragem de Três Marias, no rio São Francisco, em Minas Gerais, atingiu o maior volume nos últimos oito anos.

Segundo dados do Sistema de Acompanhamento de Reservatórios, da Agência Nacional de Águas (ANA), o lago está com 88,23% de seu volume útil, o maior volume desde abril de 2012, quando o reservatório atingiu 91,37% de volume útil. O volume registrado nesta quarta-feira (26) é semelhante ao registrado no mesmo dia daquele ano, que era de 89,22%.

No ano passado, no mesmo dia, o reservatório tinha 63,24% de volume, atingindo 83,28% em 26 de maio.

Neste período de oito anos, o menor volume foi registrado em novembro de 2014, quando o reservatório armazenava apenas 2,58% de sua capacidade.

Fonte: SIN/ANA

O maior volume de água entrou na barragem no dia 25 de janeiro, quando forte e intenso em várias regiões do Estado de Minas Gerais. A afluência neste dia chegou a 4.000 m³/s. Com o aumento do volume, a defluência foi aumentada nos últimos dias, passando de 290 m³/s para 460 m³/s nesta quarta-feira.

O reservatório ajudou a conter a cheia no médio São Francisco no final do mês, quando a vazão no Norte de Minas passou de 6.000 m³/s.

A expectativa é que o volume continue subindo devido às previsões de chuva que devem se estender até meados de abril. Já em na primeira semana de março, os institutos de meteorologia estão prevendo chuva significativa para toda a região do Alto São Francisco e demais afluentes que formam o lago de Três Marias.

Sobradinho

O reservatório da Barragem de Sobradinho, na Bahia, tinha 25,85% de seu volume útil no início de dezembro do ano passado. Agora, o reservatório está com 45,85%. Este valor é o maior desde 2014, quando atingiu 57,2% no mês de abril.

Já o reservatório de Itaparica, em Paulo Afonso, também na Bahia, está em 44,80%.

Os dados são do ONS.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile