Barragem de Sobradinho chega a 50% de volume útil

Foto: Carlos Railton / Agência Sertão

O volumes expressivos de chuva que caem sobre a Região Sudeste deste o início do ano fizeram com que os reservatórios das hidroelétricas, no percurso do rio, recuperassem substancialmente seus volumes.

Em Minas Gerais, o reservatório de Três Marias abriu parcialmente as comportas na semana passada, depois do volume do reservatório atingir 90% da capacidade. Nesta segunda-feira (2), mesmo com o vertimento, o nível continuou subindo e o volume chegou a 91,82%. A última vez que as comportas foram abertas foi no ano de 2012.

Na Bahia, o reservatório da Barragem de Sobradinho chegou nesta terça-feira (3) a 50% de sua capacidade, maior nível desde 2014, quando a lago chegou a armazenar 57,51% no final do mês de abril.

A defluência do lago atualmente está em 2.650 m³/s, enquanto a defluência está em 811 m³/s.

Sobradinho atingiu sua capacidade máxima de armazenamento pela última vez em 2009. Esta também foi a última vez que as comportas do reservatório foram abertas.

Já a pior seca dos últimos anos foi registrada no final de 2015, quando o volume útil da barragem chegou a 1,03%.

O volume deve continuar aumentado nos próximos dias com a chegada das águas vertidas de Três Marias. O nível do rio voltou a subir no Norte de Minas, chegando a 7 metros na cidade de São Francisco, com vazão próxima a 4.700 m³/s.

O outro reservatório do rio São Francisco na Bahia, da Usina Hidrelétrica de Itaparica (Luiz Gonzaga), está com 42,64% de seu volume útil.

A previsão meteorológica aponta que irá chover bastante e toda a extensão da bacia hidrográfica nos próximos dias.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile