Rio São Francisco deve atingir maior nível na Bahia a partir de quarta-feira

Serviço Geológico do Brasil (CPRM) emitiu um boletim do Sistema de Alerta Hidrológico informando a previsão de deslocamento da cheia do rio São Francisco. O boletim tem como base o pico de vazão atingindo na madrugada desta sexta-feira (6) na cidade de Pirapora (MG). Esta é a maior cheia registrada no Velho Chico desde 2012.

A previsão do órgão é de que esse pico seja atingido nos municípios de Malhada e Carinhanha na Bahia na próxima quarta-feira (11) e em Bom Jesus da Lapa no dia seguinte. O boletim ressalta que outros picos podem ocorrer em razão da necessidade de aumento da defluência da Usina de Três Marias.

Neste sábado (7), o volume do lago chegou a 96%. O vertimento foi iniciado na última sexta-feira (28) e aumentado na última quinta-feira (5).

Apesar do alerta, a princípio, as cidades à jusante da hidroelétrica ainda não correm risco eminente de inundação. A preocupação da Defesa Civil de Minas Gerais é com as ocupações de várzeas e ilhas, de onde os moradores estão sendo orientados a deixar as áreas e retirar os animais.

Além disso, dados divulgados pela Cemig informam que o volume de chuvas nas cabeceiras diminuiu a vazão afluente do loga de Três Marias é menor do que a dos últimos dias. A empresa usa dados de modelos meteorológicos para calcular a previsão de chuvas a montante das hidroelétricas para prever a melhor forma de realizar o vertimento quando necessário.

Já no Norte de Minas deve continuar chovendo até a metade da próxima semana. Esse volume de chuva vai contribuir para manter o nível do rio no patamar atual por mais alguns dias.

Na tarde deste sábado (7), o pico foi atingindo em Cachoeira da Manteiga, distrito do município de Buritizeiro. O nível chegou a 8,91 m e a vazão em 4.390 m³/s, quando se estabilizou. Na cidade de São Romão, o pico será atingindo na madrugada deste domingo (8), segundo o CPRM.

Comparando com a cheia do fim de janeiro, o nível do rio em São Romão é 0,96 m maior, chegando em 8,27 m, contra 7,31 m na cheia passada. A vazão é maior em 920 m³/s.

Rio São francisco em Januária neste sábado 07-02

Em Malhada, o nível do rio São Francisco chegou a 6,02 metros na manhã desde sábado (7), dois centímetros a menos do que o registrado no dia 2 de fevereiro e 2,24 metros a mais do que o registrado na última segunda-feira (2). Pelos cálculos do CPRM, a água vertida de Três Marias, a partir do último dia 29, chegaram em território baiano na última quinta-feira.

O CPRM não divulga em qual nível o rio chegará na Bahia. Segundo os dados da última cheia, ocorrida em 2012, o nível chegou a 7,07 metros. Na ocasião, comunidades rurais ficaram isoladas e a água chegou a invadir um trecho da BR-030 com a cheia das lagoas. No entanto, naquela época, cidades do Norte de Minas registram vazões cerca de 15% a mais do que as registradas agora.

O nível máximo deve na entrada do lago de Sobradinho deve ser atingido no dia 18. O volume útil nesta sexta-feira chegou a 52,45%.

Fake News sobre enchente e vídeo de vertedouro

Circula nas redes sociais uma nota afirmando que o vertimento da barragem de Três Marias causariam enchentes como as registradas em 1979 e 1989. A afirmação foi desmentida pelo Coordenador Adjunto da Defesa Civil de Minas Gerais, Ten. Cel. Godinho.

Ele afirmou que entrou em contato com a Cemig, que informou que não há previsão de liberação de vazões que possam causar enchentes.

O texto que circula na internet possui informações desencontradas e falsas. Em alguns casos, a mensagem vem acompanhada de um vídeo do vertimento de outra barragem. Trata-se da abertura da da válvula difusora da Usina Hidroelétrica de Funil, localizada no município de Itatiaia (RJ).

 

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile