IF Baiano difunde estratégias de cultivo para bananicultores em Ceraíma

Uma reunião no Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi reuniu bananicultores na manhã desta sexta-feira (13). O objetivo foi apresentar resultados de pesquisas sobre o cultivo da bananicultura e debater estratégias para difusão do conhecimento produzido na instituição para os produtores do Perímetro Irrigado de Ceraíma (Pic).

O encontro contou também com a participação de técnicos do programa Agronordeste-Assistência Técnica e Gerencial, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Eles são responsáveis pelo acompanhamento dos produtores dos perímetros de Ceraíma e Estreito (Urandi).

O professor Sérgio Donato apresentou resultados de experimentos sobre produção de mudas, manejo de mato, irrigação e fusariose. Ele colocou à disposição dos produtores e extensionistas o conhecimento adquirido nos experimentos realizados na instituição.

Presente no encontro, Hudson Faria, diretor do escritório de Guanambi da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), disse que os produtores de Ceraíma devem aproveitar ao máximo da proximidade com o IF Baiano em busca de soluções para seus cultivos junto ao conhecimento dos profissionais da instituição.

As pesquisas sobre bananicultura produzidas ao longo dos últimos anos na instituição já renderam diversas publicações, com destaque para um livro da Embrapa e um Informe Agropecuário da Epamig. As pesquisas da área são coordenadas pelo professor Sérgio e contam com a participação de uma equipe de professores e estudantes de Engenharia Agronômica e do Mestrado Profissional em Produção Vegetal no Semiárido.

As pesquisas e experimentos relacionados ao cultivo da palma forrageira do umbuzeiro também têm atingido destaque além dos limites do Estado.

 

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile