Na manhã desta segunda-feira (23), o boletim da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) confirmou o primeiro caso do novo Coronavírus no município de Juazeiro, no Vale São-franciscano. Este foi o décimo primeiro município com registro da doença no Estado.
Este novo boletim incluiu ainda os primeiros casos em Barreiras, Brumado, Jequié e Conceição do Jacuípe. Cada um dos municípios registrou um caso confirmado de infecção pelo Covid-19.
Até às 11h desta segunda-feira (23), 63 casos foram notificados na Bahia e não há óbitos ocasionados pela doença.
- Salvador (37), sendo que um caso é importado, visto que o paciente reside na cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte;
- Porto Seguro (8);
- Feira de Santana (6);
- Lauro de Freitas (3);
- Prado (2);
- Itabuna (1);
- Camaçari (1);
- Barreiras (1);
- Conceição do Jacuípe
- (1); Juazeiro (1);
- Jequié (1 – caso importado de São Paulo);
- Brumado (1 – caso importado de Belo Horizonte).
Segundo Fábio Vilas Boas, secretário de Saúde, o número de casos tem crescido abaixo do esperado. “Começamos a perceber na Bahia uma separação entre as curvas do previsto e do observado de COVID-19. Esse pode ser um sinal de que as medidas de distanciamento social, higiene e bloqueios sanitários podem já estar dando resultados em busca do tão esperado achatamento da curva”, disse.
Começamos a perceber na Bahia uma separação entre as curvas do previsto e do observado de COVID-19. Esse pode ser um sinal de que as medidas de distanciamento social, higiene e bloqueios sanitários podem já estar dando resultados em busca do tão esperado achatamento da curva. pic.twitter.com/DfwRuuhLLV
— Fábio Vilas-Boas (@fabiovboas) March 23, 2020
Segundo a Sesab, todos os pacientes encontram-se em isolamento domiciliar, adotando as medidas de precaução respiratória e de contato.
Mais três municípios baianos estão com o transporte intermunicipal suspenso devido a medidas de controle e prevenção do coronavírus: Correntina, Entre Rios e Santa Maria da Vitória. A decisão foi publicada na edição eletrônica deste domingo (22) do Diário Oficial do Estado e tem validade de dez dia, a partir da zero hora da segunda-feira (dia 23). Os ônibus podem entrar no terminal rodoviário dessas cidades até as 9h. O decreto inclui toda modalidade de transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário.
Com a publicação do novo decreto, a Bahia soma 18 municípios com transporte intermunicipal suspenso. Os outros 15 são Salvador, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Camaçari, Guanambi, Lauro de Freitas, Luís Eduardo Magalhães, Simões Filho, Porto Seguro, Prado, Itabuna, Ilhéus, Itacaré, Vitória da Conquista e o Terminal de Bom Despacho, em Itaparica.
Em todo o Brasil, segundo Ministério da Saúde, são 1.546 pessoas infectadas pelo vírus. Ao todo são 25 óbitos confirmados, a maioria em São Paulo, 631 casos e um total de 22 óbitos, taxa de 3,5% de letalidade. As outras três mortes ocorreram no Rio de Janeiro, onde o número de casos chega a 186.
Com os dois primeiros casos registrados no Maranhão, todos os estados possuem pessoas infectadas pelo Covid-19.