Professores da Universidade do Estado da Bahia Campus XII e do Instituto Federal Baiano Guanambi, técnicos da empresa MedOdonto e outros colaboradores estão confeccionando máscaras de equipamentos de proteção individual (EPI) para doarem ao Sistema Único de Saúde (SUS) de Guanambi e região.
As instituições de ensino e a empresa da área de saúde disponibilizaram as impressoras 3D para confecção de máscaras. Segundo Elaine Oliveira, enfermeira e professora da Uneb, as primeiras unidades já foram entregues para o Serviço Móvel de Urgência (SAMU), Hospital Geral de Guanambi (HGG) e o Hospital do Rim de Guanambi.
Segundo Oliveira, a produção ainda está em andamento e novas unidades serão doadas a outras instituições públicas que necessitam. “A produção é de aproximadamente dez máscaras por dia e pretendemos distribuir cerca de 100 unidades”, afirmou Oliveira.

As confecções de máscaras foi uma iniciativa do casal de guanambienses Nader Fagundes e Vanina Malheiros, odontólogo e médica. Segundo eles, o intuito, desde o início, é ajudar os colegas em um momento que mais precisam e também de ocupar o tempo nesses dias de isolamento social.
A Elaine Oliveira sensibilizou com a iniciativa do casal e busco recursos e mais equipamentos, hoje, são três máquinas funcionando e mais profissionais empenhados em ajudar o próximo.