Meteorologia prevê possibilidade de chuva em Guanambi e Região nos próximos dias

Destaque Guanambi
Tempo chuvoso em Guanambi - Foto: Tiago Marques / Agência Sertão

A meteorologia está prevendo a volta da chuva para a Região de Guanambi nesta semana. As previsões são para possibilidade de pancadas ou pequenos temporais, que deve cair de forma irregular sobre a região, com algumas localidades recebendo volumes significativos e outras com volumes menores.

A nebulosidade começou a aumentar nesta segunda-feira (6) e por essa razão o calor deve diminuir a partir de quinta-feira (9). As máximas registradas no sábado (4) e domingo (6) foram de 34ºC. Nesta segunda, o calor continua neste mesmo patamar.

Já podem ocorrer pancadas em algumas localidades, no entanto, os maiores volumes de chuva estão previstos para o fim da semana.

O acumulado previsto para os próximos 10 dias é de aproximadamente 50 mm, no entanto, em algumas localidades, os volumes acumulados podem passar de 100 mm.

Modelo meteorológico Europeu prevê acumuladas de cerca de 50 mm na Região de Guanambi – windy.com
Modelo meteorológico dos Estados Unidos prevê acumuladas acima de de 100 mm na Região de Guanambi – windy.com

A chuva será provocada por uma Zona de Convergência que deve cobrir boa parte da metade norte do país, provavelmente as últimas chuvas mais expressivas da temporada. Isto significa que os próximos episódios de chuva devem marcar o fim do período chuvoso e o início do período seco na região de Guanambi.

A temporada chuvosa na região foi marcada por atraso e volumes poucos significativos nos últimos meses de 2019. Já nos primeiros meses de 2020 choveu acima da média prevista em quase todas as regiões.

Entre outubro e dezembro, o pluviômetro da Agência Sertão registrou apenas 103 mm de chuva no centro de Guanambi. As chuvas mais expressivas foram registradas em janeiro, quando foram registrados 338 mm. Em fevereiro choveu 60 mm e em março foram 161 mm, totalizando 662 mm até o momento. Na temporada chuvosa passada, compreendendo 2018 e 2019, o acumulado na cidade foi de 597 mm.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile