Barragem de Ceraíma chega a quase 99% da capacidade, veja fotos e vídeos

Barragem de Ceraíma com 99% da capacidade - abril de 2020 - Foto: Victor Boa Sorte

O nível da barragem de Ceraíma, em Guanambi, se estabilizou nesta sexta-feira (17), após avançar 1,03 metros desde o início da semana. Ainda continua chegando água no lago, porém, em volume insuficiente para fazer o nível subir com a intensidade necessária para que o vertedouro seja alcançado.

Em medição realizada na manhã desta sexta-feira (17), a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) registro o nível na conta 514,85. Este nível corresponde a 98,7% do volume do lago, com armazenamento de 50,422 milhões de metros cúbicos. Faltam 15 cm para que o nível da barragem chegue à cota de vertimento, que é de 515.

As chuvas registradas no último domingo (12) e terça-feira (14) levaram mais de 4,5 milhões de metros cúbicos de água para o reservatório. Segundo moradores de áreas onde estão localizadas as vertentes, o acumulado de chuva na semana superou os 130 mm.

A expectativa dos moradores do distrito foi grande em torno do possível vertimento, ou do sangramento da barragem com é popularmente falado na região. A última vez que isso aconteceu foi em 28 de janeiro de 1992.

O período chuvoso iniciado em outubro foi bastante significativo para a recuperação da barragem. No início de dezembro, o armazenamento era de 58%, tendo aumentado quase 21 milhões de metros cúbicos no período. Em Guanambi, à jusante de Ceraíma, o acumulado no período registrado pelo pluviômetro da Agência Sertão no centro da cidade é de 796 mm.

Moradores das regiões dos distritos de Morrinhos, em Guanambi, e Guirapá, em Pindaí, registraram acumulados variando superiores a 1.100 mm. São nessas localidades que estão localizadas as principais vertentes do rio Carnaíba de Dentro.

Veja também:
Rio São Francisco termina com cheia a década mais seca de sua história
Barragem de Sobradinho tem maior cheia em 8 anos
Antes de ficar pronta, barragem de Ceraíma se rompeu em 1960

A última vez que a barragem ficou próxima de atingir a sua capacidade máxima foi em 2016. Na ocasião, seu nível ficou a 0,82 metros do vertedouro no fim do mês de janeiro. Entretanto, naquele ano, não ocorreram mais chuvas significativas nos meses seguintes.

Fonte: Codevasf

Os modelos meteorológicos apontam que a chuva que quase fez Ceraíma sangrar foi a última mais expressiva desta temporada, antes do período seco que se inicia nesta semana. Para que o que ocorreu em 1992 se repetisse é necessário que chova pelo menos mais um temporal de pelo menos 20 ou 30 mm nas vertentes.

Construída na década de 1960, a Barragem de Ceraíma armazena a água usada na produção agrícola do perímetro irrigado do distrito de mesmo nome, principalmente na fruticultura. No final da década passada, a barragem passou por sua maior seca, chegando próximo ao volume morto, interrompendo a atividade de irrigação no local.

Em 2019, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) concluiu a revitalização do perímetro de irrigação e os proprietários dos 112 lotes voltaram a ter água para tocar suas atividades.

As recentes chuvas também contribuíram para o aumento do nível do reservatório da barragem do Poço do Magro, que chegou a 66% de sua capacidade.

 

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile