Bombeiros encontram corpo de homem que se afogou na barragem de Ceraíma

Foto: Leitor Agência Sertão

Foi encontrado o corpo do homem que se afogou após entrar no lago da barragem de Ceraíma na tarde deste domingo (19). Ailton de Lima, de 39 anos, foi encontrado submerso acerca de cinco metros de profundidade próximo ao local onde foi visto pela última vez.

As buscas foram feitas por bombeiros do 17° Grupamento que demoraram cerca de 15 minutos para encontrar o corpo, que foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi.

Ailton entrou na água e começou a nadar até se afogar e não conseguir voltar mais para a margem. Populares tentaram localizar o corpo ainda no domingo , mas sem sucesso.

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), responsável pela gestão da barragem, já havia alerta para o risco de aglomerações. Além do risco de contágio pelo coronavírus e o risco de afogamento, a movimentação intensa de pessoas pode trazer danos à estrutura do barramento que forma o lago.

No local existem placas alertando para a proibição da entrada na área da barragem, além de portão e cerca de arame farpado. Mesmo assim, muitos curiosos entraram no local para conferir o nível da água.

A barragem de Ceraíma está muito próxima de sua capacidade máxima de armazenamento. Até a manhã deste domingo, faltavam apenas 6 cm para que a água atingisse o nível de vertimento. O fim de semana foi com registro de pancadas de chuvas fracas nas vertentes do rio Carnaíba e Dentro, formador do lago da barragem.

As chuvas registradas no último domingo (12) e terça-feira (14) levaram mais de 4,5 milhões de metros cúbicos de água para o reservatório. Segundo moradores de áreas onde estão localizadas as vertentes, o acumulado de chuva na semana superou os 130 mm.

A expectativa dos moradores do distrito foi grande em torno do possível vertimento, ou do sangramento da barragem com é popularmente falado na região. A última vez que isso aconteceu foi em 28 de janeiro de 1992.

O período chuvoso iniciado em outubro foi bastante significativo para a recuperação da barragem. No início de dezembro, o armazenamento era de 58%, tendo aumentado quase 21 milhões de metros cúbicos no período. Em Guanambi, à jusante de Ceraíma, o acumulado no período registrado pelo pluviômetro da Agência Sertão no centro da cidade é de 796 mm.

Moradores das regiões dos distritos de Morrinhos, em Guanambi, e Guirapá, em Pindaí, registraram acumulados variando superiores a 1.100 mm. São nessas localidades que estão localizadas as principais vertentes do rio Carnaíba de Dentro.

Veja também:
Rio São Francisco termina com cheia a década mais seca de sua história
Barragem de Sobradinho tem maior cheia em 8 anos
Antes de ficar pronta, barragem de Ceraíma se rompeu em 1960

A última vez que a barragem ficou próxima de atingir a sua capacidade máxima foi em 2016. Na ocasião, seu nível ficou a 0,82 metros do vertedouro no fim do mês de janeiro. Entretanto, naquele ano, não ocorreram mais chuvas significativas nos meses seguintes.

Fonte: Codevasf

Os modelos meteorológicos apontam que a chuva que quase fez Ceraíma sangrar foi a última mais expressiva desta temporada, antes do período seco que se inicia nesta semana. Para que o que ocorreu em 1992 se repetisse é necessário que chova pelo menos mais um temporal de pelo menos 20 ou 30 mm nas vertentes.

Construída na década de 1960, a Barragem de Ceraíma armazena a água usada na produção agrícola do perímetro irrigado do distrito de mesmo nome, principalmente na fruticultura. No final da década passada, a barragem passou por sua maior seca, chegando próximo ao volume morto, interrompendo a atividade de irrigação no local.

Em 2019, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) concluiu a revitalização do perímetro de irrigação e os proprietários dos 112 lotes voltaram a ter água para tocar suas atividades.

As recentes chuvas também contribuíram para o aumento do nível do reservatório da barragem do Poço do Magro, que chegou a 66% de sua capacidade.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile