Luthier guanambiense envia instrumentos para músicos de várias parte do mundo

O Luthier guanambiense, Pedro Santos, morador do distrito de Morrinhos, é conhecido no meio musical pela qualidade dos instrumentos que fabrica e envia para músicos em várias partes do mundo.

Além de confeccionar os instrumentos, ele também é músico e divulgou em suas redes sociais, neste domingo (19), um CD de viola instrumental com 10 música autorais. As composições contaram com as participações dos músicos, Jorge Cardoso e Armandinho Macedo. Ambos tocam bandolim, principal instrumento produzido pelo Luthier.

O CD autoral de viola instrumental foi gravado em 2017 e lançado em abril de 2018, no Memorial casa de Dona Dedé, em Guanambi. Santos explica que agora as músicas estão disponíveis para download, o que não havia sido feito na época do lançamento.

O post contem um link do Google Drive, onde as faixas do CD podem ser baixadas.

Desde a adolescência, Santos apresenta um talento de trabalhar com madeiras, o que o levou a construir seu próprio instrumento. “No início da década de 1990 resolvi tentar fazer a minha própria viola, foi muito difícil, pois não se encontrava quase nada de informações sobre o assunto, mas a minha vocação falava mais alto e depois de algumas tentativas frustradas consegui montar a primeira viola que guardo comigo até hoje, ficou muito a desejar, mas por ser a primeira, tem um valor especial… Cheguei a fazer mais alguns instrumentos, mas por falta de informações e matéria prima no mercado acabei desistindo por alguns anos…”, explica o Luthier.

Ferramentas usadas na confecção dos instrumentos – reprodução

De acordo com Santos, apesar de ficar um tempo sem produzir instrumentos, não abandonou sua paixão pela música. Um dia gravando umas músicas em um estúdio de Guanambi, no intervalo das gravações encontrou um livro que trazia muitas informações importantes sobre a construção de violões.

A partir desse estudo, voltou a construir seus instrumentos, com novas formas de entendimento da construção de instrumentos de corda, foi assim que começou a se aperfeiçoar na arte da Luthieria, tornando esta a sua profissão definitiva.

Em 2013 e 2014 participou dos cursos de Luthieria ministrados por Luciano Borges do Viola Mineira em Araguari-MG, onde teve a participação especial do Luthier Americano Robert Obrien.

Pedro Santos construiu muitos instrumentos para Guanambi e região, posteriormente para Salvador e o Brasil inteiro, exportando até os dias de hoje alguns para o Exterior (Estados Unidos, França, Espanha, Rússia, Índia, Suécia etc…).

Foto: arquivo pessoal

“Graças a Deus continuo fabricando meus instrumentos, que são sempre bem aceitos no mercado nacional e exterior, ministro alguns cursos de Luthieria de vez em quando também, mas a grande demanda aqui é a fabricação de instrumentos mesmo, principalmente o bandolim, comemora Santos.

Além dos bandolins e violas, Santos produz em seu ateliê – violões, guitarras baianas e citerns, todos feitos por encomenda.

No início do mês de abril o artista divulgou em suas redes sociais, um instrumento que vai ser enviado para Índia, após a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile