Temperaturas devem cair em Guanambi até o fim de semana

Destaque Guanambi
Foto / Reprodução: Victor Boa Sorte

A meteorologia está prevendo a queda das temperaturas nos próximos dias em Guanambi. Chegou a hora das pessoas mais sensíveis ao frio buscarem os cobertores no fundo dos armários para se aquecerem nas madrugadas. As mínimas devem cair aos 18ºC e as máximas não devem se distanciar dos 28ºC até a próxima sexta-feira (24).

Com os ventos intensos, a sensação térmica pode chegar a 15ºC em ambientes abertos. A temperatura costuma cair mais em locais de maior altitude, como a região de Caetité e dos distritos e localidades na parte mais alta da Serra Geral.

A mudança na temperatura ocorre logo após o fim do período chuvoso na região e marca o início do período seco no semiárido baiano, há menos de um mês do início do inverno e após uma temporada com chuvas acima da média.

As temperatura amenas virão pela ação de um sistema de alta pressão, localizado no atlântico sul. Ele irá ganhar força e organizará o padrão climático com características de inverno no estado da Bahia no decorrer desta semana. A intensificação dos ventos alísios de sudeste irá esfriar bastante as terras altas do território baiano.

Na região de Guanambi, os ventos característicos do padrão de inverno no hemisfério sul voltam a soprar com bastante intensidade, principalmente entre os dias 24 e 27 de Abril. No município, as temperaturas mais baixas costumam ser registradas entra as 6h e 7h, enquanto que as máximas são alcançadas geralmente entre 15h e 16h.

Os principais institutos meteorológicos apontam que as temperaturas devem permanecer amenas durante a semana, influenciadas principalmente pela presença da cobertura de nuvens, que ocasionará garoas e até mesmo eventos de chuva de baixa intensidade, contribuindo assim para que o próximo final de semana seja frio na região.

A intensificação do sistema de alta pressão no oceano atlântico criará condições ideais para que os ventos frios avancem pelo território da Bahia fazendo com que o sertanejo retire os casacos do guarda-roupa.

Apesar do avanço do outono, ainda deve voltar a fazer calor na primeira semana de maio, com as máximas acima dos 32ºC. Já a partir da segunda semana, deve voltar a esfriar. É provável que ocorra mais uma elevação da temperatura no final do mês, antes de chegar junho e iniciar definitivamente o inverno.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile