Desde o último sábado (25), as igrejas de Montes Claros estão autorizadas a realizar cultos, missas e demais expressões religiosas. A liberação foi dada após publicação do último decreto pela prefeitura.
De acordo com o documento, as famílias devem manter distância de 4 quatro metros entre elas e cada celebração poderá durar até 45 minutos e ter até 30 pessoas.
Ainda segundo o decreto, só é permitida uma celebração por semana, mas várias em um mesmo dia desde que se obedeça ao intervalo de uma hora entre o final de uma celebração e o início de outra.
Além disso, os locais devem oferecer itens de higienização e os fiéis só podem entrar com máscara.
Na Primeira Igreja Batista de Montes Claros, o pastor responsável preparou três horários de culto no período da manhã e dois à tarde. Para que o esquema ficasse organizado, linhas telefônicas foram disponibilizadas para os fiéis informarem em qual horário iriam.
Outra instituição religiosa que se adequou às normas do decreto foi a Igreja Menino Jesus de Praga. A paróquia sinalizou os bancos e demarcou espaços para impedir que famílias se sentassem próximas. Álcool gel foi distribuído na porta e todos entraram com máscaras.
Veja a reportagem completa no G1