João Miguel ultrapassa Enzo Gabriel como nome mais registrado

Imagem Ilustrativa

Um levantamento feito pela Agência Sertão tabelou os nomes mais comuns registrados nos cartórios de Guanambi. Os dados são do portal da transparência da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen), atendendo provimento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

As informações revelam que há mais homônimos de nomes compostos do que de nomes simples, com exceção do nome masculino Arthur, que divide a liderança de registros com os nomes compostos mais populares.

nomes mais registrados em todo o país de janeiro a abril de 2020 – Registros em Guanambi – Fonte: registrocivil.org.br

Entre os nomes compostos masculinos, João Miguel foi o mais registrado no município no período de 2015 a 2019. Ao todo, 56 crianças receberam a composição que leva um dos nomes mais populares do país e do arcanjo símbolo de humildade diante de Deus, ambos amplamente citados na tradução bíblica que conhecemos.

O número de registros de crianças com o nome João Miguel cresceu nos últimos anos, superando outro nome composto muito popular, Enzo Gabriel, que perdeu espaço nos últimos anos, mas mesmo assim soma 54 registros nos últimos cinco anos. O nome é formado pelo sufixo do nome italiano Lorenzo e pelo nome do anjo da anunciação, também citado nos textos bíblicos.

Registros em Guanambi – Fonte: registrocivil.org.br

Os dois nomes também aparecem entre os mais registrados na Bahia e no Brasil. Só em 2020 foram registrados 3592 crianças com o nome de João Miguel e outras 3470 receberam o nome de Enzo Gabriel. Há ainda registros de nascimentos com os dois nomes mesclados, como João Gabriel e até Enzo Miguel.

Entre os nomes compostos femininos, Maria Eduarda e Maria Cecília disputam a preferência da mamães e papais. Outro nome muito reverenciado na bíblia forma os dois nomes mais populares nos últimos 5 anos, com 47 e 45 registros respectivamente no período.

Maria, tradução do hebraico do nome da mãe de Jesus, divide com Ana, nome de pelo menos três personagens bíblicas, a formação dos 10 nomes compostos femininos mais comuns nas certidões das meninas guanambienses que completam até cinco anos em 2020.

Registros em Guanambi – Fonte: registrocivil.org.br

Eduarda, de origem germânica segundo o dicionário de nomes, compete com Cecília pela liderança. Cecília é o nome de uma santa católica nascida em Roma, no século II, considerada a padroeira dos músicos.

Nomes simples

Registros em Guanambi – Fonte: registrocivil.org.br

Entre os nomes simples masculinos, Arthur é o mais comum, empatado com o nome João Miguel no ranking geral, tendo 56 registros. Logo em seguida aparecem os nomes Bernado, Heitor, Samuel, Davi, Lucas, Lorenzo, Miguel, Daniel, Enzo.

Entre as meninas, os nomes simples mais comuns são Sophia (e algumas Sofias), com 44 registros no período, seguida por Aline, com 31 e a variação Isabela/Isabella/Isabelle, com 26 registros. Outros nomes comuns são Heloísa, Emanuelle/Emanuely, Yasmim e Isadora também aprecem bem colocadas no ranking.

Segundo o Portal Registro Civil, foram emitidas 1.174 certidões de nascimento em Guanambi no ano de 2019.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile