Policial

Decreto flexibiliza comércio não-essencial em Caetité

Publicado por
Compartilhado

O novo decreto publicado nesta segunda-feira (04) da Prefeitura Municipal de Caetité estabelece medidas para o funcionamento do comércio não-essencial, especificando as formas em que este se dará com medidas de prevenção, tais como uso de máscara obrigatório, distanciamento entre pessoas e limitação do acesso aos estabelecimentos. A medida vale por dez dias, a contar do dia 5 de maio, e pode ou não ser prorrogada.

Para o efetivo cumprimento do estabelecido no decreto foi determinado multa diária de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) por descumprimento, além de apreensão de mercadorias, ou a suspensão, fechamento e até cassação de alvará de funcionamento, além de medidas como a condução coercitiva do infrator.

O novo decreto determina ainda que as barreiras sanitárias serão reforçadas, e passam a ter o poder de impedir o desembarque de passageiros vindos de lugares onde já ocorra a propagação da Covid-19, podendo os transportes ser obrigados a retornar à sua origem.

Normas para o funcionamento do comércio

De acordo com o decreto, estabelecimentos com até 100m² poderão atender apenas um cliente por vez e, acima dessa área, até três clientes. Tanto funcionários quanto clientes obrigatoriamente deverão portar máscaras de proteção, bem como ser disponibilizado álcool 70% para a higienização das mãos antes e depois do atendimento; filas devem respeitar o distanciamento mínimo de um metro e meio entre pessoas (com os lugares marcados no solo) e o controle realizado por funcionário do estabelecimento para evitar aglomerações.

Salões de beleza e barbearias, além das outras medidas já mencionadas, funcionarão com atendimento de uma pessoa por vez, e os horários devem ser agendados previamente. Uma exceção: a máscara pode ser retirada pelo cliente, e isto apenas se o procedimento exigir, devendo haver também a higienização do ambiente e objetos.

Na feira pública voltarão a funcionar as barracas de vestuário, bijuterias, no entanto, seguido os critérios já estabelecidos para os demais feirantes: distanciamento entre barracas de 2,5m, funcionamento em dias alternados previamente estabelecidos entre terças a sextas-feiras, com rodízio de feirantes; continuam proibidos comerciantes de fora da cidade, bem como a venda em veículos fora das áreas demarcadas – dentre outras medidas.

Caetité segue sem apresentar casos de Covid-19 e a flexibilização das suas atividades comerciais visa a manter essa situação, bem como possibilitar um adequado enfrentamento da doença, caso esta venha a se manifestar.

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 5 de maio de 2020 10:46

Publicado por

Notícias recentes

Apostadores da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Sergipe e São Paulo dividem R$ 4,7 milhões da Lotofácil

Sete apostas acertaram as 15 dezenas do concurso 3090 da Lotofácil, sorteado na noite deste…

28 de abril de 2024

Azul vai receber 13 novos jatos Embraer 195-E2, maior avião comercial fabricado no Brasil

Em um movimento estratégico para consolidar sua liderança em voos e destinos no Brasil, a…

28 de abril de 2024

Inscrições no processo seletivo da Prefeitura de Salvador para PGMS encerram nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no processo seletivo simplificado aberto pela Prefeitura de Salvador,…

27 de abril de 2024

Santa Casa da Bahia abriu vagas de emprego e para programa Jovem Aprendiz

A Santa Casa da Bahia, instituição filantrópica responsável por manter e administrar unidades de saúde…

27 de abril de 2024

Assaí abriu novas vagas de emprego em Barreiras, Juazeiro, Lauro de Freitas, Salvador e outras cidades

O Assaí, uma das maiores redes de supermercados atacadistas do Brasil, está com muitas vagas…

27 de abril de 2024

Prefeituras e Câmaras na Bahia ofertam mais de 350 vagas em concursos públicos

Quem está a procura da estabilidade de um emprego público tem várias opções em prefeituras…

27 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio