Abrigo de idosos de cidade baiana tem 40 infectados de Covid-19

Reprodução / Ipiaú Online

O município de Ipiaú, no sul da Bahia, anunciou, nesta terça-feira (5), que teve a confirmação de 46 novos casos de coronavírus. Deste total, 40 são de residentes e trabalhadores da Fundação Casa Lar Dona Deraldina, abrigo de idosos da cidade. O município baiano registrou duas mortes pela doença, entre elas uma criança de dois anos.

A prefeitura de Ipiaú relata que, dos 46 novos casos registrados, 34 são idosos, seis são trabalhadores do abrigo e outros seis são adultos.

Em entrevista ao G1, Laryssa Andrade, secretária de saúde que assina o comunicado, informou que os idosos foram testados após uma triagem feita com os profissionais de saúde do município.

“Na verdade, a gente tem feito testagem com os profissionais de saúde da cidade. A prefeitura mandou um ofício para o abrigo de idosos, perguntando o número de pessoas que trabalhavam no local”, disse.

“Após descobrir que seis deles estavam contaminados, a gente entrou em contato com o governo, que mandou conjuntos de swabs para testar todos os idosos. O resultado de 50 testes saiu e descobrimos que 34 deu positivo e os outros negativos. Falta mais alguns resultados de exames”, concluiu.

De acordo com Laryssa Andrade, o abrigo de idosos foi desintoxicado pelo Corpo de Bombeiros, no domingo (3).

“Estamos tomando todas as medidas para proteger a população. O local já foi desintoxicado e a prefeitura enviou um ofício para que os idosos infectados sejam separados dos que tiveram o vírus detectado”, contou.

A secretária informou que a forma de separação dos idosos vai ser definida pelo abrigo nesta quarta-feira (6).

Na última sexta-feira (1º), a vice-prefeita de Ipiaú, Margarete Chaves, havia anunciado que testou positivo para Covid-19, assim como três funcionários e dois idosos do abrigo, que foi fundado por ela. Na ocasião, ela disse ao G1 que aguardava o resultado de um exame mais detalhado.

Por telefone, Margarete disse ao G1, nesta terça-feira, que ainda não recebeu o resultado dos exames e que desconhecia o balanço divulgado pela prefeitura. Contudo, ela garantiu que nenhum idoso apresenta sintomas.

“Estou com a consciência tranquila. Estamos aqui para cumprir todas as determinações. Não tem ninguém com agravamento”, garantiu a vice-prefeita de Ipiaú.

Ao todo, a cidade de Ipiaú registrou no seu balanço 346 casos suspeitos para Covid-19, sendo 99 casos confirmados, 15 pessoas foram curadas, 119 casos descartados, 74 casos em fase de investigação e 493 pessoas em quarentena. No comunicado, a gestão do município afirma que teve aumento do número de casos de 46,5% nas últimas 24 horas.

Os números são diferentes do divulgado no último balanço feito pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), às 18h40 desta terça. Segundo a Sesab, Ipiaú contabiliza 49 casos confirmados por coronavírus.

Veja a nota da Prefeitura de Ipiaú

A Prefeitura Municipal de Ipiaú/BA, através do Setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, informa que tivemos a confirmação de mais 46 casos novos positivos para COVID-19 no município. Deste total, 40 casos foram confirmados entre residentes e trabalhadores da Fundação Casa Lar Dona Deraldina (Abrigo dos Idosos) que fizeram coleta para swab nos dias 01.05.2020 e 02.05.2020.

Trata-se de 34 idosos abrigados, 06 são trabalhadores da Instituição de Longa Permanência para Idoso, e outros 06 são adultos jovens. Destes, 03 casos foram detectados por swab encaminhado pelo Hospital e Clínica São Roque e 03 detectados por teste rápido positivo com vinculação epidemiológica por contato com caso já confirmado anteriormente. Todos estáveis, já em isolamento domiciliar.

Dessa forma, até presente data temos total de 346 casos registrados como suspeitos para COVID-19, sendo 99 casos confirmados, 15 pessoas que testaram positivos para COVID já estão CURADAS, 119 casos descartados, 74 casos em fase de investigação, 493 pessoas em quarentena, e 02 óbitos. Tivemos aumento do número de casos de 46,5% dentre as 24 horas.

Reforçamos a necessidade e importância de seguirmos o distanciamento social e higiene adequada das mãos, além do uso de máscaras reutilizáveis ao sair de casa. Lembramos ainda que seguimos com o Serviço do DISQUE COVID IPIAÚ através dos seguintes contatos: (73) 99160-2376, (73) 98144-8055, (73) 98231-1014, diariamente, de segunda a domingo, das 08:00 às 17:00 horas, para recebimento de orientações pela equipe de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde.

Orientamos que todo paciente SUSPEITO PARA COVID-19 (pessoa com FEBRE, TOSSE SECA,DOR DE GARGANTA,DOR NO CORPO,CEFALEIA,CANSAÇO,PERDA RECENTE DE OLFATO E PALADAR E DIFICULDADE PARA RESPIRAR,NOS CASOS MAIS GRAVES)pode procurar o Centro de Triagem para COVID-19, que funciona 24 horas, durante todos os dias da semana, localizado na Rua Altino Cerqueira, próximo ao Ginásio de Esportes.

Todos nós temos responsabilidade social para ajudar no combate ao Coronavírus.

Dessa forma, salientamos que todas as medidas e esforços tem sido empreendido por parte desta secretaria para evitar a propagação do vírus no município de Ipiaú, precisamos da colaboração de toda sociedade.

Ipiaú/BA,05 de maio de 2020.

Via G1 BA

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile