Prefeitura de Guanambi suspende oficialmente a realização de festejos e eventos culturais

A Prefeitura de Guanambi suspendeu a realização de festejos de qualquer natureza, eventos culturais, campeonatos e eventos esportivos que utilizem recursos públicos municipais.

A medida foi publicada no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (13), por meio do decreto Nº 754/2020 que dispõe sobre o contingenciamento de gastos, no âmbito do município de Guanambi, durante a pandemia do novo coronavírus (COVID-19).

O decreto suspende a transferência de recursos financeiros a pessoas físicas ou jurídicas, incluindo as entidades sem fins lucrativos, que possuem finalidade cultural ou de lazer.

Além disso, suspende as contratações ou custeio para realização de cursos, seminários, congressos, simpósios e outras formas de treinamento e capacitação de servidores municipais que demandem o dispêndio de recursos públicos.

Os respectivos eventos estão suspensos desde o dia 18 de março, por meio do decreto N° 703/2020 que dispõe sobre as medidas temporárias de prevenção e controle para enfrentamento do covid-19 no âmbito do Município de Guanambi. No entanto, a determinação previa a paralisação por um período de 30 dias.

Já no mês de abril foram publicados outros dois decretos prorrogando a proibição para realização de eventos culturais e esportivos – o primeiro prorrogou até o dia 20 de abril e o segundo até o dia 18 de maio de 2020.

O decreto desta quarta (13), não prevê uma data específica para o término  das respectivas suspensões.

Um dos festejos mais tradicionais da região é o São João do Gurutuba, e caracteristicamente é realizado no mês de junho na Praça do Feijão em Guanambi. No ano passado a festa teve 8 dias de duração, do dia 15 à 22 de junho.

No final de abril, o governador Rui Costa já havia determinado o cancelamento do São João, em todo o estado em 2020. Outras cidades da região onde os festejos juninos também são tradicionais cancelaram oficialmente a realização da respectiva festividade. No entanto, apesar da proibição, por meio dos decretos, a Prefeitura de Guanambi ainda não havia anunciado especificamente o cancelamento do São João do Gurutuba.

Nesta quinta-feira (14), a reportagem da Agência Sertão entrou em contato com a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, que informou a suspensão do São João do Gurutuba, pelo menos na data prevista. Afirmou ainda que os eventos da pasta estão suspensos desde o primeiro decreto.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile