Testes rápidos detectam coronavírus em 13 trabalhadores alojados em Guanambi

Obras da linha de transmissão de energia próximo ao distrito de Ceraíma em Guanambi - Foto: Tiago Marques / Agência Sertão

Cerca de 120 trabalhadores de uma das empresas que realiza as obras de construção de uma linha de transmissão de energia na região de Guanambi foram submetidos a testes rápidos para detecção do novo Coronavírus.

Segundo apurado pela Agencia Sertão, os testes foram executados pela própria empresa e tiveram resultado positivo para o vírus em 16 trabalhadores. Eles estão alojados em uma pousada localizada próxima à rodoviária da cidade. A reportagem apurou que a quantidade de pessoas alojadas no local é bem maior do que a capacidade do estabelecimento,  alugado exclusivamente para alojar os operários.

A empresa notificou a Secretaria Municipal de Saúde nesta sexta-feira (15) sobre o resultado dos testes. A pasta enviou uma equipe de Vigilância Epidemiológica ao alojamento e novos testes rápidos foram realizados nos 16 operários que testaram positivo nos testes aplicados pela empresa.

Os testes oficiais da Vigilância, aprovados pelo Ministério da Saúde, constataram a presença do vírus em 13 trabalhadores, sendo que três deles apresentam sintomas leves compatíveis com a Covid-19. Estes tiveram novos materiais coletados para novas análises no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/BA).

Os operários vieram de cidades dos estados do Piauí, Maranhão, Alagoas, entre outros. Por ordem da secretaria de Saúde, a empresa colocou todos que regressaram de viagem após a retomada das obras em quarentena. No entanto, alguns deles trabalharam em cidades do Norte de Minas após este período. Portanto, não se sabe se o vírus veio dos estados de origem dos trabalhadores ou se eles foram contaminados após o regresso ao trabalho.

Na última terça-feira (12), um morador da cidade de Urandi testou positivo para a Covid-19 por meio de um teste rápido. Ele também trabalha na mesma empresa e ficou alojado no mesmo alojamento dos demais trabalhadores. A contraprova enviada ao Lacen/BA ainda não foi analisada.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o alojamento dos operários foi isolado pela Vigilância Epidemiológica e os trabalhadores estão proibidos de deixar o local. Além disso, um novo decreto com medidas de contenção à propagação do vírus será publicado ainda nesta sexta-feira (15).

As confirmações dos casos devem sair no novo boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, previsto para ser divulgado nas próximas horas.

O Ibope está realizando testes rápidos na cidade a pedido do Ministério da Saúde. Serão aplicados um total de 250 testes na população de Guanambi. A Agência Sertão apurou que o trabalho deve terminar neste sábado (16) e até o momento nenhum resultado positivo foi detectado.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile