Lacen confirma quatro resultados positivos para coronavírus em Guanambi

Resultados indica que há a possibilidade de transmissão comunitária na cidade

Foto: Carla Ornalas | GovBA

O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/BA) confirmou quatro casos do coronavírus em Guanambi. Os resultados foram disponibilizados no início da noite desta quarta-feira (20). O prefeito Jairo Magalhães se manifestou por meio de um vídeo nas redes sociais.

Dois dos casos são de trabalhadores da obra da linha de transmissão de energia que está sendo executada na região.

Outro caso é de uma mulher sem relação com os trabalhadores e sem histórico de viagem e o quarto caso também é de uma mulher, sem confirmação de origem da contaminação. Estes resultados indicam que há transmissão comunitária do vírus no município. O quadro de saúde não foi divulgado.

Outros sete casos suspeitos notificados em Guanambi tiveram resultado negativo para a Covid-19.

Um dos trabalhadores da obra, morador de Urandi, teve o diagnóstico positivo confirmado pelo Lacen no último sábado (16). Ele ficou alojado na mesma pousada onde 13 trabalhadores testaram positivo na última sexta-feira (15), após a realização de 120 testes rápidos.

Além dos 13 com confirmação positiva por meio de teste rápido, outros três tiveram o material coletado e enviado para o Lacen/BA, sendo que dois resultados deram positivo. Esse procedimento foi adotado apenas nos casos onde o teste rápido apontava para a fase ativa da doença, os demais casos foram encerrados com o diagnóstico do teste rápido.

Ao todo, 30 funcionários da obra tiveram diagnóstico positivo por meio de testes rápidos. Além dos treze alojados em Guanambi, outros 26 foram testados em Urandi e um em Candiba. Entre eles, um homem de mais de 60 anos, com funções gerenciais na empresa, que foi transferido para Vitória da Conquista após ficar internado em um hospital particular de Guanambi. Ele também teve o diagnóstico confirmado para a Covid-19 pelo Lacen/BA nesta quarta-feira.

Após a descoberta do surto no alojamento, mais de 30 trabalhadores que residem em cidades da região deixaram o local e regressaram às suas casas.

A Equatorial Energia, responsável pelo consórcio de construção da linha de transmissão 500kV Igaporã III – Presidente Juscelino, emitiu nota informando que realizou a testagem de todos os colaboradores da obra e que e redobrou os cuidados para evitar a proliferação do vírus.

Entre as medidas, a disponibilização de uma enfermeira, de uma ambulância e de um psicólogo para atender os trabalhadores isolados na pousada, além do suporte médico e alimentar.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile