31.8 C
Guanambi
24.1 C
Vitória da Conquista

Coronavírus já tirou a vida de 103 médicos no Brasil

Mais Lidas

Um levantamento do Sindicato de São Paulo indica a morte de mais de 100 médicos que atuaram no combate à Covid, em todo o país.

Foram anos e anos de estudos para exercer o ofício de aliviar e curar pessoas e em apenas um mês, a Covid-19 nos levou mais de cem médicos.

Pelo levantamento que o sindicato da categoria em São Paulo fez em todo o país, foram 103. Os estados que mais perderam médicos foram São Paulo, Pará e Rio de Janeiro.

Eles fazem falta nos postos de saúde, clínicas, emergências e hospitais nessa hora que tanto precisamos e deixam um vazio em suas famílias.

“A gente não acompanhou, não podia visitar, não podia assim ter um maior contato. Eu estou sonhando ainda, parece que ainda não aconteceu”, lamenta dona Conceição. O irmão da dona Conceição era o médico Elismar Almeida Amador, morreu depois de 23 dias internado por Covid-19. “Cada vez que tenho notícia de um médico falecido, de um enfermeiro, qualquer pessoa na área na saúde, eu fico muito triste”, diz dona Conceição.

É sentindo a perda dos colegas que milhares de médicos e profissionais de saúde seguem nessa batalha contra a pandemia ainda sem um final à vista.

Já são quase 77 mil casos de Covid-19 confirmados e 5.773 óbitos. Nas últimas 24 horas, São Paulo registrou 215 novas mortes por Covid-19.

Câmaras frigoríficas já foram instaladas em dois cemitérios da capital. Segundo o Comitê de Contingência do novo coronavírus, a única arma contra a pandemia é ficar em casa.

Além dos dois feriados antecipados esta semana na capital e em algumas cidades da Grande São Paulo, vai ter mais um na segunda-feira (25) em todo o estado, depois de aprovação da Assembleia Legislativa.

Mais uma tentativa de conscientizar as pessoas para a gravidade da doença, que pode se arrastar. “Se tivéssemos isolamento superior a 70%, esta epidemia estaria sob controle. No ritmo atual não estamos chegando a 55% como foi as projeções aí medianas, vamos dizer assim, essa epidemia vai se prolongar, ela vai além de agosto, setembro e provavelmente poderá chegar até outubro”, disse Dimas Covas, coordenador do Comitê de Contingência do Coronavírus de São Paulo.

A secretaria de saúde do Rio declarou que registrou três mortes de médicos da rede estadual por coronavírus. A secretaria de saúde do Pará lamentou a morte dos profissionais.

Veja a matéria no Jornal Nacional

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas