21.8 C
Guanambi
18.3 C
Vitória da Conquista

Casos de coronavírus chegam a 22 em Guanambi

Mais Lidas

Quatro novos casos de coronavírus (Covid-19) foram confirmados pela secretaria municipal de Saúde de Guanambi neste domingo (24). O boletim epidemiológico confirmando os novos casos foi emitido no início da noite

Com as novas confirmações, chega a 22 o número de pessoas contaminadas pela doença no município. Desde o início do mês, o diagnóstico por meio de testes rápidos passou a ser aceito pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) para conclusão do diagnóstico.

Os novos casos foram diagnóstico por meio da realização de testes rápidos e não foram dados detalhes sobre as condições de saúde e de isolamento dos pacientes. Todos foram feitos em laboratórios da rede privada e são de moradores dos bairros Vomitamel, Bom Jesus, Renascer e Centro.

O Pronto Atendimento, montado na antiga Promater, localizado na Praça José Ferreira (Praça do Fórum), começou a funcionar no início da semana, para realizar a primeira triagem de pessoas com sintomas.

O Hospital Municipal está sendo equipado com respiradores e UTI´s. Já são quatro unidades em condições de funcionamento para atender pacientes que precisam de cuidado médico mais intensivo. Nesta semana começa a funcionar uma ala para casos de média complexidade.

Conforme apurou a Agência Sertão, o prefeito Jairo Magalhães está tentando comprar mais alguns respiradores e já solicitou ao Governo do Estado mais alguns aparelhos para o município por meio da deputada estadual Ivana Bastos (PSD).

Além disso, na última sexta-feira (22), o Hospital Geral de Guanambi (HGG) recebeu três respiradores pulmonares do governo estadual. Eles auxiliarão no espaço de isolamento recém inaugurado na unidade para atendimento de possíveis casos graves de toda a região.

Desde o último domingo (17), um novo decreto com medidas de contenção à proliferação do vírus na cidade passou a vigorar, limitando o funcionamento do comércio apenas às categorias consideradas essenciais. Neste domingo (24), passou a vigorar um decreto estadual estabelecendo a suspensão do transporte intermunicipal na cidade.

O Governo do Estado ainda adiantou dois feriados para esta segunda (25) e terça (26). O São João (24 de junho) e o Dois de Julho foram as datas comemorativas antecipadas com o objetivo de restringir a circulação de pessoas. Em alguns municípios, feriados municipais também foram adiantados.

Os primeiros casos do novo coronavírus foram detectados em Guanambi no dia 15 de maio, após 120 trabalhadores das obras de uma linha de transmissão de energia serem testados, sendo que 13 apresentaram resultado positivo nos testes.

Na última quarta-feira (20), o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/BA) confirmou mais quatro casos. O 18º caso foi confirmado na quinta-feira (22), também por meio de teste rápido.

Em Urandi, onde está localizado o canteiro da Planova, empresa que executa a obra da linha de transmissão, 45 pessoas foram contaminadas, segundo o boletim emitido. no fim da manhã deste domingo. A maioria dos contaminados trabalha na obra.

Bahia

A Bahia registra 13.899 casos confirmados de coronavírus (Covid-19), o que representa 15,82% do total de casos notificados no estado e 460 óbitos. Cumpre ressaltar que 190 casos confirmados aguardam validação dos municípios.

Considerando o número de 13.899 casos confirmados, 3.965 recuperados e 460 óbitos, 9.474 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos. Na Bahia, 2.094 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Os casos confirmados ocorreram em 246 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (62,83%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 1.000.000 habitantes foram Uruçuca (4.239,97), Ipiaú (3.923,88), Itabuna (3.878,57), Ilhéus (3.172,61) e Salvador (2.998,59)

O boletim epidemiológico registra 35.981 casos descartados e 87.847 notificações em toda a Bahia. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17h deste domingo (24).

Taxa de ocupação

Na Bahia, dos 1.475 leitos disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para Covid-19, 728 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 49%. No que se refere aos leitos de UTI adulto e pediátrico, dos 610 leitos exclusivos para o coronavírus, 375 possuem pacientes internados, compreendendo uma taxa de ocupação de 61,5%. Cabe ressaltar que o número de leitos é flutuante, representando o quantitativo exato de vagas disponíveis no dia. Intercorrências com equipamentos, rede de gases ou equipes incompletas, por exemplo, inviabilizam a disponibilidade do leito. Ressalte-se que novos leitos são abertos progressivamente mediante o aumento da demanda.

Para acessar o boletim completo, com a lista de municípios com casos confirmados, clique aqui.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas