IF Baiano promoverá debate online sobre questões ambientais em meio à pandemia

Publicado por
Tiago Marques
Compartilhado

Nos dias 4 e 5 de junho, o Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi vai promover o debate sobre as questões ambientais. Em tempos de coronavírus, o “V Encontro Meio Ambiente em Discussão” vai abordar como tema as “Perspectivas e Riscos Socioambientais em Período de Pandemia”.

Toda a programação será transmitida pela internet, por meio das redes sociais e da página do Campus Guanambi. Os debates contarão com a participação de professores e pesquisadores de diversas instituições, abordando assuntos como gestão de recursos hídricos, gerenciamento de resíduos sólidos, preservação de florestas e vulnerabilidades sociais decorrentes do coronavírus.

O tema norteador dos debates abordará o conceito de risco, de acordo com a forma como a sociedade se organiza e ocupa o espaço. E como a situação de vulnerabilidade e a suscetibilidade estão postas nas diversas realidades e condições sociais e econômicas.

O evento entra em sua quinta edição com o desafio de se adaptar à realidade imposta pelas medidas de distanciamento social. Sob a coordenação das professoras de Geografia, Polliana Bezerra de Oliveira e Sofia Rebouças Neta Pereira, este será o primeiro evento realizado no Campus exclusivamente pela web.

O encontro virtual é aberto a todos com acesso à internet, tendo como público alvo específico os alunos do Ensino Médio Integrado dos cursos Técnicos em Agropecuária, Agroindústria e Informática da instituição, além de técnicos, docentes e pesquisadores.

Inscrições

Clique aqui para se inscrever

Programação

Dia 4 de junho – quinta-feira

8h30 – Abertura

9h – Tema: “GESTÃO E USO DOS RECURSOS HÍDRICOS NO SEMIÁRIDO BAIANO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE CORONAVÍRUS” Palestrante: Gabriel Cotrim de Souza (Observatório do Semiárido Nordestino – UNIFG) Palestrante: Ana Paula Pires Novais (Universidade Federal de Goiás – Catalão) Mediador: José Carlos Lelis Costa (Ambientalista – Guanambi)

15h – Tema: “LIMITAÇÕES E POTENCIALIDADES DO GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL” Palestrante: Wesley Borges Silva (IFRO) Palestrante: Luciene Rodrigues de Queiroz (UNIFG) Mediador: Geoge Eusébio Silva (3º Setor – Consultoria e Projetos Socioambientais – Guanambi)

Dia 5 de junho – sexta-feira

8h30 – Tema: “A LUTA PELA PRESERVAÇÃO DAS FLORESTAS VERSUS DESMATAMENTO DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19” Palestrante: Eduardo Xavier Ferreira (Doutorando em Antropologia Cultural – PPGSA-IFCS/UFRJ) Palestrante: Hugo Roldi Guariz (IF BAIANO – GBI) Mediador: Charles Sanches Leonel (IFBAIANO – ITA)

15h – Tema:- “MEIO AMBIENTE E VULNERABILIDADES SOCIAIS DECORRENTES DA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS: MUDANÇAS NO MEIO URBANO, CONSUMO E TRABALHO” Participante: Marco Antônio Tomasoni (UFBA – SSA) Participante: Marcelo Oliveira de Faria (UEFS) Mediador: Leandro Pessoa Vieira (SEEBA)

Tiago Marques
Publicado por
Tiago Marques
Tag Guanambi

Notícias recentes

Feto humano foi encontrado em área do Ceasa de Vitória da Conquista

Policias da 77ª Companhia Independente de Polícia Militar (77ª CIPM) de Vitória da Conquista foram…

Sistema de emissão de notas fiscais de Vitória da Conquista será substituído em janeiro

O atual sistema de emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NFE), utilizado pela Prefeitura de Vitória…

Neojiba de Vitória da Conquista promove Encontro de Orquestras 2021

Com o objetivo de difundir e valorizar a música de concerto no sudoeste da Bahia,…

Secretaria de Saúde de Vitória da Conquista vai convocar 3.915 vacinados com Janssen para dose adicional da Pfizer

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que após a reunião da Comissão Intergestora Bipartite…

Novo crédito do Bolsa Presença será disponibilizado para famílias dos estudantes nesta sexta-feira

O novo crédito do Programa Bolsa Presença, que destina R$ 150, por mês, para as…

Parte da torre da Igreja Matriz de Espinosa desabou após temporal

A chuva intensa da madrugada desta quarta-feira (8) atingiu a cidade de Espinosa, no Norte…