IF Baiano promoverá debate online sobre questões ambientais em meio à pandemia

Nos dias 4 e 5 de junho, o Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi vai promover o debate sobre as questões ambientais. Em tempos de coronavírus, o “V Encontro Meio Ambiente em Discussão” vai abordar como tema as “Perspectivas e Riscos Socioambientais em Período de Pandemia”.

Toda a programação será transmitida pela internet, por meio das redes sociais e da página do Campus Guanambi. Os debates contarão com a participação de professores e pesquisadores de diversas instituições, abordando assuntos como gestão de recursos hídricos, gerenciamento de resíduos sólidos, preservação de florestas e vulnerabilidades sociais decorrentes do coronavírus.

O tema norteador dos debates abordará o conceito de risco, de acordo com a forma como a sociedade se organiza e ocupa o espaço. E como a situação de vulnerabilidade e a suscetibilidade estão postas nas diversas realidades e condições sociais e econômicas.

O evento entra em sua quinta edição com o desafio de se adaptar à realidade imposta pelas medidas de distanciamento social. Sob a coordenação das professoras de Geografia, Polliana Bezerra de Oliveira e Sofia Rebouças Neta Pereira, este será o primeiro evento realizado no Campus exclusivamente pela web.

O encontro virtual é aberto a todos com acesso à internet, tendo como público alvo específico os alunos do Ensino Médio Integrado dos cursos Técnicos em Agropecuária, Agroindústria e Informática da instituição, além de técnicos, docentes e pesquisadores.

Inscrições

Clique aqui para se inscrever

Programação

Dia 4 de junho – quinta-feira

8h30 – Abertura

9h – Tema: “GESTÃO E USO DOS RECURSOS HÍDRICOS NO SEMIÁRIDO BAIANO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE CORONAVÍRUS” Palestrante: Gabriel Cotrim de Souza (Observatório do Semiárido Nordestino – UNIFG) Palestrante: Ana Paula Pires Novais (Universidade Federal de Goiás – Catalão) Mediador: José Carlos Lelis Costa (Ambientalista – Guanambi)

15h – Tema: “LIMITAÇÕES E POTENCIALIDADES DO GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL” Palestrante: Wesley Borges Silva (IFRO) Palestrante: Luciene Rodrigues de Queiroz (UNIFG) Mediador: Geoge Eusébio Silva (3º Setor – Consultoria e Projetos Socioambientais – Guanambi)

Dia 5 de junho – sexta-feira

8h30 – Tema: “A LUTA PELA PRESERVAÇÃO DAS FLORESTAS VERSUS DESMATAMENTO DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19” Palestrante: Eduardo Xavier Ferreira (Doutorando em Antropologia Cultural – PPGSA-IFCS/UFRJ) Palestrante: Hugo Roldi Guariz (IF BAIANO – GBI) Mediador: Charles Sanches Leonel (IFBAIANO – ITA)

15h – Tema:- “MEIO AMBIENTE E VULNERABILIDADES SOCIAIS DECORRENTES DA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS: MUDANÇAS NO MEIO URBANO, CONSUMO E TRABALHO” Participante: Marco Antônio Tomasoni (UFBA – SSA) Participante: Marcelo Oliveira de Faria (UEFS) Mediador: Leandro Pessoa Vieira (SEEBA)

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile