Menores temperaturas do ano deverão ser registradas até o fim da semana em Guanambi

Destaque Guanambi
Foto / Reprodução: Victor Boa Sorte

Os modelos meteorológicos apontam para mais uma mudança nas condições do tempo em Guanambi e região. A partir desta terça-feira (27), a temperatura mínima ao amanhecer estará em declínio gradativo ao decorrer da semana, indicando para o próximo final de semana a possibilidade de registro das menores temperaturas de 2020.

No avançar dos próximos dias, as temperaturas mínimas tendem a cair em todo centro-sul brasileiro, influenciadas por um forte sistema atmosférico de alta pressão de origem polar que derrubará as temperaturas até o sul da Amazônia, fenômeno conhecido como friagem.

A previsão dos institutos de meteorologia indicam que o território baiano também sentirá os efeitos do declínio nas temperaturas. Em Guanambi, os termômetros poderão marcar 15ºC de mínima no amanhecer do domingo (31). Nos municípios de maiores altitudes, a exemplo de Caetité e Licinio de Almeida na região, podem ocorrer mínimas de 13ºC e em Vitória da Conquista, ainda mais frio, com mínimas em torno dos 11ºC.

Previsão de temperaturas mínimas para 31 de maio – tropicaltibbirs.com

Estas mínimas estão previstas para ocorrer entre sexta (29) e Domingo (31). As máximas devem ficar amenas em toda região principalmente influenciadas pelo bloqueio do sol causado pela cobertura de nuvens.

Desde o início do outono, em março, a menor temperatura registrada em Guanambi foi 18,3ºC. O registro aconteceu no início da manhã do dia 10 de maio. Neste domingo a mínima foi de 20,6ºC e a máxima de 31,9ºC com registros de precipitação em algumas localidades rurais no entorno do município. Os dados são da estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), localizada no Aeroporto Municipal.

As condições climáticas apontam para uma repetição do quadro climático do início do mês. Os prognósticos ainda indicam a possibilidade da ocorrência de garoas e chuvas de baixa intensidade na madrugada e ao longo da próxima quarta-feira (27), principalmente nas áreas nas localidades de maior altitude da Serra Geral.

A previsão prevê ainda que os ventos também se intensificarão no próximo final de semana. As rajadas intensas farão o guanambiense ter a sensação térmica de muito mais frio, principalmente ao amanhecer.

A massa de ar polar que começa a avançar pelo sul do país deve atingir o Norte de Minas nos próximos dias, trazendo reflexos para a região de Guanambi. As temperaturas devem cair bastante nos estados das regiões sul e sudeste do país.

A meteorologia aponta ainda para ligeira elevação das temperaturas na primeira semana de junho e nova queda no início da segunda semana.

Em período de isolamento social, o setor de vestuário não terá as mesmas oportunidades de venda de suas coleções de inverno. Além do cancelamento dos eventos, há lojas fechadas em muitos municípios.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile