Pacientes com Covid-19 em Guanambi passam bem

Destaque Guanambi

Nenhum novo caso positivo para o coronavírus foi registrado em Guanambi nesta segunda-feira (25). A prefeitura, por meio da secretaria de Saúde publicou o boletim mais recente no início da noite.

Guanambi continua com 22 casos confirmados de Covid-19, sendo 19 homens e 3 mulheres, o que representa 7,97% do total de casos notificados no município. São 18 casos confirmados por testes rápidos e outros quatro por exame laboratorial.

Nenhum dos paciente apresenta sintomas graves da doença e seis deles já apresentavam comorbidades. A Secretaria de Saúde ressaltou que todos estão sendo acompanhados e que nenhum deles apresenta sintomas passíveis de internamento.

Entre os casos registrados, 16 ocorreram no Bairro Belo Horizonte, 1 no Bairro Renascer, 1 no Monte Pascoal, 1 no Bela Vista, 1 no Bom Jesus, 1 no Vomitamel e 1 no Centro. A prefeitura pede cuidado preventivo redobrado nessas localidades.

Segundo dados da unidade local do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/BA),  foram realizadas até o momento 139 coletas de swab nasofaríngeo para exames de RT-PCR enviados para o Lacen-BA, onde 121 tiveram resultados negativos, 4 positivos e 14 ainda estão aguardando resultados.

Os 276 casos Notificados no município são de pacientes com Síndromes Gripais e Síndromes Gripais agudas graves (dados extraídos do sistema EsusVE). Dentre esses alguns entram nos critérios para exames de Covid-19.

Sobre os testes rápidos, a secretaria municipal de Saúde elaborou uma Nota Técnica e regulamentou a execução dos testes ofertados pela Sesab, que devem ser utilizados criteriosamente. Além disso, testes rápidos realizados em estabelecimentos privados estão sendo incluídos no boletim.

Em relação ao monitoramento e acompanhamento dos pacientes, a prefeitura informou que a vigilância epidemiológica investiga cada caso, e a tarefa de monitorar cabe à Atenção Básica, que deve garantir o bem estar dos pacientes e o isolamento pelo período de 14 dias.

A Atenção Básica também monitora um total de 1668 pessoas, vindas de área de risco. Elas foram cadastradas ao passarem pelas Barreiras Sanitárias nas entradas do município e são monitoradas diariamente durante 14 dias, para que seja verificado um possível surgimento de sintomas.

O Pronto Atendimento, montado na antiga Promater, localizado na Praça José Ferreira (Praça do Fórum), começou a funcionar no início da semana anterior, para realizar a primeira triagem de pessoas com sintomas. A unidade já atendeu 49 pessoas com Síndromes Gripais desde sua inauguração. Nenhum dos pacientes que procuraram o PA precisaram de internação.

O Hospital Municipal está sendo equipado com respiradores e UTI´s. Já são quatro unidades em condições de funcionamento para atender pacientes que precisam de cuidado médico mais intensivo. Nesta semana começa a funcionar uma ala para casos de média complexidade.

Conforme apurou a Agência Sertão, o prefeito Jairo Magalhães está tentando comprar mais alguns respiradores e já solicitou ao Governo do Estado mais alguns aparelhos para o município por meio da deputada estadual Ivana Bastos (PSD).

Além disso, na última sexta-feira (22), o Hospital Geral de Guanambi (HGG) recebeu três respiradores pulmonares do governo estadual. Eles auxiliarão no espaço de isolamento recém inaugurado na unidade para atendimento de possíveis casos graves de toda a região.

Desde o último domingo (17), um novo decreto com medidas de contenção à proliferação do vírus na cidade passou a vigorar, limitando o funcionamento do comércio apenas às categorias consideradas essenciais. Neste domingo (24), passou a vigorar um decreto estadual estabelecendo a suspensão do transporte intermunicipal na cidade.

O Governo do Estado ainda adiantou dois feriados para esta segunda (25) e terça (26). O São João (24 de junho) e o Dois de Julho foram as datas comemorativas antecipadas com o objetivo de restringir a circulação de pessoas. Em alguns municípios, feriados municipais também foram adiantados.

Os primeiros casos do novo coronavírus foram detectados em Guanambi no dia 15 de maio, após 120 trabalhadores das obras de uma linha de transmissão de energia serem testados, sendo que 13 apresentaram resultado positivo nos testes.

Na última quarta-feira (20), o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/BA) confirmou mais quatro casos. O 18º caso foi confirmado na quinta-feira (22), também por meio de teste rápido. Quatro novos casos, ambos realizados em laboratórios particulares, foram incluídos no boletim deste domingo (25).

Já em Urandi, onde há 45 casos confirmados da doença, três pacientes estão internados em Vitória da Conquista e outros dois, com suspeita da doença, estava em observação nesta segunda-feira.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile