back to top

Vitória da Conquista tem pacientes de Covid-19 de 15 municípios e 40% de ocupação de UTI

O município de Vitória da Conquista (HGVC) tem sido referência para o tratamento da Covid-19 de mais de 80 municípios do Sul e Centro-Sul Baiano. Além dos conquistenses, pacientes de outros 15 municípios ocupam leitos no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC).

Segundo o último boletim da prefeitura, divulgado nesta quinta-feira (29), a taxa de ocupação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) subiu para 40%, enquanto que a taxa dos leitos clínicos para 10,9%. São 114 leitos exclusivos para o tratamento da doença, sendo 64 de enfermarias e 50 UTI’s.

De outras cidades vieram pacientes de Anagé, Ipiaú, Jequié, Pau Brasil, Urandi,  Itapetinga, Belmonte, Caetanos, Brumado, Cândido Sales, Itamarajú, Eunápolis, Itacaré, Rio do Antônio e Guanambi (caso inicialmente registrado em Urandi).

Vitória da Conquista registra 128 casos de pessoas infectadas pelo coronavírus, seis registros foram incluídos nesta quinta-feira. Desse total, 100 casos foram confirmados por exame laboratorial RT-PCR e 28 por Teste Rápido associado ao quadro clínico de Síndrome Gripal.

Do total de infectados, 97 pacientes são considerados recuperados da Covid-19. Outros 26 pacientes que tiveram resultado positivo ainda estão em recuperação, 20 em isolamento domiciliar e 6 internados. Cinco pessoas, residentes do município, foram a óbito.

A vigilância do epidemiológica de Vitória da Conquista registrou até o momento 1370 casos notificados, com 963 já descartados. A Secretaria Municipal de Saúde está investigando 279 pacientes notificados com suspeita clínica e epidemiológica de infecção pelo Coronavírus, sendo que 209 aguardam resultado laboratorial e 70 aguardam coleta de amostra para exame RT-PCR. Quanto ao estado clínico destes pacientes que estão em investigação, 10 estão internados em unidade hospitalar com quadro de Síndrome Gripal ou Síndrome Gripal Aguda Grave e 269 em isolamento domiciliar.

O Hospital Geral de Guanambi (HGG) pode vir a disponibilizar leitos para pessoas com Covid-19 caso haja aumento na demanda novas internações. Segundo apurado pela Agência Sertão, a ideia é ir regionalizando a regulação enquanto outros municípios da região se preparam para criar novos leitos.

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile