Guanambi registra mais 17 casos de coronavírus neste sábado e chega a 44, com 18 curados

Destaque Guanambi

O mais recente boletim epidemiológico da secretaria de Saúde de Guanambi, divulgado neste sábado (30), informou a identificação de 17 novos casos de coronavírus no município, totalizando 44 casos.

Todos os novos casos foram detectados no bairro Belo Horizonte, em pacientes homens. Segundo apurado pela Agência Sertão, trabalhadores alojados na pousada, onde o primeiro surto da Covid-19 foi identificado há 15 dias, foram tetestados e novos casos foram identificados.

Na última sexta-feira (29), 18 pacientes receberam alta do isolamento, sendo considerados curados, entre eles alguns desses trabalhadores que trabalham na construção de uma linha de transmissão de energia na cidade. Ninguém precisou ser hospitalizado.

Segundo a Secretaria de Saúde, nenhum dos 26 casos ativos da doença no município evoluiu para a forma grave da doença e todos foram tratados em domicílio.

Ao todo, a prefeitura notificou 459 casos de pacientes com Síndromes Gripais (SG) e Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG). Deste total, 144 foram submetidos a coletas de swab nasofaríngeo para exames de RT-PCR, sendo que 134 tiveram resultados negativos, 05 positivos e 05 aguardam resultados. Outros 39 diagnósticos foram realizados por meio da aplicação de testes rápidos.

Outros três casos diagnosticados por meio de exames laboratoriais, incluídos no boletim da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), estão em investigação e ainda aguarda a validação pelo município.

Do total de pacientes contaminados, 40 são homens e 4 são mulheres, o que representa 9,6 % do total de 459 casos notificados pelo município.

Dos casos confirmados, 33 ocorreram no Bairro Belo Horizonte, 1 no Bairro Renascer, 1 no Monte Pascoal, 1 no Bela Vista, 1 no Bom Jesus, 1 no Vomitamel, 1 no Centro, 2 no São Francisco, 1 no Residencial dos Pássaros, 1 no Santo Antônio e 1 em Morrinhos. Nestes locais, a secretaria de saúde recomenda que as medidas de distanciamento e práticas de higiene sejam redobradas.

Até este sábado (30), 94 pessoas com Síndromes Gripais procuraram o Pronto Atendimento de Guanambi (PA Covid-19), localizado onde funcionava a Promater). Nenhuma dessas pessoas necessitou de internação.

Veja a nota da Secretaria de Saúde

Guanambi registra 44 casos confirmados da Covid-19, sendo 40 homens e 4 mulheres, o que representa 9,6 % do total de 459 casos notificados pelo município. Entre eles, NENHUM ÓBITO, NENHUM internado e 18 curados. Os casos notificados são de pacientes com Síndromes Gripais (SG) e Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG), dentre esses, alguns entram nos critérios para exames da Covid-19, de acordo dados coletados no Esus VE. Segundo o Lacen-BA, entre os notificados, o município realizou 144 coletas de swab nasofaríngeo para exames de RT-PCR, dos quais 134 tiveram resultados negativos, 05 positivos e 05 aguardando resultados.

A Secretaria Municipal de Saúde elaborou Nota Técnica e regulamentou a execução dos testes rápidos ofertados pela Sesab, que devem ser utilizados criteriosamente. Conforme as orientações do Ministério da Saúde, os Testes Rápidos para Covid-19 realizados pelos laboratórios privados devem ser contabilizados no boletim diário epidemiológico do município, totalizando assim, 39 testes rápidos Positivos.

A equipe da Vigilância Epidemiológica investiga os casos notificados e juntamente com a Atenção Básica, realiza o monitoramento diário da base de dados do sistema, verificando inconsistências e acompanhando os números de casos notificados, confirmados e descartados, para assim monitorar a situação epidemiológica do município. Assim, dentre os 44 casos confirmados, nenhum apresenta Sintomas Graves da doença. E apenas 08 pacientes já apresentavam comorbidades.

Todos estão sendo acompanhados, mas não apresentam sintomas passíveis de internamento. Dos casos confirmados, 33 ocorreram no Bairro Belo Horizonte, 1 no Bairro Renascer, 1 no Monte Pascoal, 1 no Bela Vista, 1 no Bom Jesus, 1 no Vomitamel, 1 no Centro, 2 no São Francisco, 1 no Residencial dos Pássaros, 1 no Santo Antônio e 1 em Morrinhos, onde medidas de distanciamento e práticas de higiene devem ser redobradas.

Até o momento, no município, dois profissionais de saúde testaram Positivo para a Covid-19. Baseando-se no fluxograma e na nota técnica do município para realização de TR, 118 profissionais de saúde das unidades já foram testados com resultados negativos. Na Associação Benemérita de Caridade Lar dos Idosos, foram realizados 72 testes rápidos em idosos e profissionais da instituição, sendo todos negativos e a realização de 02 exames de RT-PCR em idosos com resultados negativos, realizou-se ainda orientações, monitoramento de Síndrome Gripais (SG) e atendimento médico. No Pronto Atendimento de Guanambi (PA Covid-19 que funciona onde era a antiga Promater), até o momento já foram atendidas 94 pessoas com Síndromes Gripais, e dessas, nenhuma encontra-se internada.

Pensando na contenção da transmissão do vírus em nosso município, a Atenção Básica tem orientado sobre a importância do isolamento social dos pacientes testados positivo e das pessoas que residem no mesmo domicilio, mesmo que assintomáticos, assim os profissionais da secretaria de saúde, realizam ligações diariamente durante 14 dias a esses pacientes com o intuito de monitorar os sintomas.

Atendimentos e tele atendimentos psicológicos estão sendo ofertados aos pacientes com suspeita e confirmados de Covid-19, e aos profissionais da linha de frente da secretaria de saúde, até o momento foram realizados 30 atendimentos. Nesta situação de enfrentamento à epidemia, as Barreiras Sanitárias, instaladas nas entradas do município desde o dia 24 de março, conseguiram catalogar 155.027 veículos e 346.074 pessoas. Dessas, 1533 pessoas vindas de área de risco estão sendo monitoradas, por 14 dias, pela Atenção Básica, com o intuito de captar pessoas que venham ter o aparecimento de sintomas. Sendo importante ressaltar, que 2.791 pessoas receberam alta pelo monitoramento.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile