Vaquinha online arrecada fundos para doar máscaras a comunidades indígenas baiana

Reprodução

Além da contribuição por meio do site, é possível apoiar a iniciativa com doações de tecido 100% algodão, tubos de linha reta e elástico 7mm. Para quem deseja doar matérias, os  idealizadores disponibilizaram o e-mail kunhaase@gmail.com para mais informações.

Ação teve início no começo de março e Já são  400 máscaras entregues a comunidades indígenas baianas, mas o objetivo é obter recursos para confeccionar até sete mil equipamentos de proteção facial para doar.

1º morte de indígena por Covid-19 já foi registrado na Bahia

A primeira morte por Covid-19 de um indígena no sul da Bahia foi confirmada. O homem da aldeia Tupinambá de Olivença, na cidade de Ilhéus, morreu no dia 17 de maio, mas a confirmação de que ele tinha sido infectado pela novo coronavírus ocorreu no domingo (31).

O homem é um idoso de cerca de 80 anos, mas que não teve a idade detalhada. Treze pessoas da mesma aldeia se contaminaram após terem contato com o idoso. De acordo com o Movimento Unido dos Povos Indígenas da Bahia (Mupoíba) e da Associação Nacional Indigenista (Anai), cerca de 21 indígenas da região sul da Bahia estão infectados pelo novo coronavírus.

Do total de contaminados, 13 estão em Olivença e oito na terra Pataxó de Coroa Vermelha, no município de Santa Cruz Cabrália, também no sul do estado. Coroa Vermelha é a maior aldeia urbana do país, com mais de cinco mil índios.

Tanto a Mupoíba quanto a Anai acreditam que os casos de Covid-19 possam estar relacionados a histórico de invasões, além da proximidade das aldeias com grande centros urbanos. Em Ilhéus, por exemplo, são mais de 500 casos de Covid-19, em Porto Seguro, o número passa de 100 e Santa Cruz Cabrália, de 30, conforme dados do último boletim epidemiológico da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile