UTI’s da Covid-19 de Vitória da Conquista têm 56% de ocupação

Imagem Ilustrativa / Reprodução

A prefeitura de Vitória da Conquista atualizou a taxa de ocupação dos leitos destinados ao tratamento de pacientes da Covid-19 no município. O Sistema Único de Saúde (Sus) dispõem de 64 leitos clínicos e 50 UTI´s exclusivas para o tratamento da doença.

Nesta terça-feira, segundo a Prefeitura de Vitória da Conquista, 10 leitos clínicos (15,6%) estavam ocupados, sendo que apenas um paciente é da cidade. Já as UTI’s têm 28 pacientes (56%), apenas 5 são do município.

A reportagem da Agência Sertão apurou que as internações de pacientes da mesorregião Centro-Sul estão sendo efetivadas nos leitos de referência em Vitória da Conquista. As unidades de pronto atendimento e hospitais municipais estão atuando no sentido de estabilizar os pacientes e prepará-los para transferência.

Já são 22 municípios com pacientes internados na cidade – Ipiaú, Jequié, Guanambi, Urandi, Pau Brasil, Itapetinga, Belmonte, Caetanos, Brumado, Cândido Sales, Itamarajú, Eunápolis, Itacaré, Poções, Rio do Antônio, Prado, Ituaçu, Itagibá, Guajerú, Itagibá, Macarani e São Paulo (em trânsito).

Outros leitos devem ser disponibilizados em Caetité para desafogar a demanda. As obras de um hospital para o tratamento do Câncer foram adiantadas para que a unidade possa servir no tratamento das vítimas da Covid-19. O local recebeu equipamentos essa semana, no entanto, ainda não há uma previsão para o início do funcionamento.

De acordo com o último boletim da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), 13 pessoas em tratamento da Covid-19 em Vitória da Conquista morreram. Alguns óbitos registrados nesta semana ainda não foram contabilizados.

Casos de coronavírus em Vitória da Conquista

 

Nesta terça-feira (2), mais 19 pacientes testaram positivo para infecção pelo Novo Coronavírus e o total de casos subiu para 178, sendo que 137 tiveram resultados confirmados por exame laboratorial RT-PCR e 41 por Teste Rápido positivo associado ao quadro clínico de Síndrome Gripal.

Do total de pessoas infectadas pela Covid-19 residentes no município, 136 evoluíram para cura, cinco foram a óbito e 37 estão em recuperação (um paciente está hospitalizado e 36 em isolamento domiciliar).

O número de notificações de pacientes com suspeita de Coronavírus chegou a 1509, sendo que já foram descartados 1058 casos. Estão em investigação outros 273 casos: 138 aguardando resultado laboratorial e 135 aguardando coleta de amostra para exame laboratorial RT-PCR.

Desses pacientes que aguardam resultado ou coleta, 12 encontram-se internados em unidade hospitalar com quadro de Síndrome Gripal ou Síndrome Gripal Aguda Grave (SRAG), 260 estão em isolamento domiciliar e um paciente faleceu no último domingo (31) após agravamento do quadro de saúde. A Secretaria Municipal de Saúde ainda aguarda resultado laboratorial deste último caso.

Reabertura das atividades

As atividades econômicas em Vitória da Conquista estão sendo retomadas. Segundo a prefeitura, a abertura será de forma coordenada, organizada e gradual, com protocolos de segurança específicos para cada segmento. Nessa segunda-feira (1º), começou a primeira das cinco fases da reabertura.

Os estabelecimentos comerciais e os shoppings centers voltaram a funcionar de segunda a sexta-feira, seguindo as medidas básicas e as recomendações sanitárias, de acordo o tipo de atividade e público atendido, a fim de trazer mais controle e efetividade para o enfrentamento da pandemia da Covid-19.

Veja abaixo as cinco fases de retomada:

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile