Prefeito Jairo Magalhães confirma pré-candidatura a reeleição

Divulgação

O prefeito de Guanambi Jairo Magalhães (PSD) oficializou a sua pré-candidatura a reeleição nas eleições deste ano. A decisão foi tomada após consenso entre os seus apoiadores, nesta terça-feira (9). Além de Jairo, há 3 pré-candidatos definidos para as eleições de 2020 de Guanambi.

O grupo de apoiadores de Jairo é formado pelo Deputado Federal Charles Fernandes (PSD), Deputada Estadual Ivana Bastos (PSD), vice-prefeito Hugo Costa (PSD) e seu irmão Paulo Costa (PCdoB).

Jairo Magalhães antes de ser prefeito, já foi Secretário de Planejamento na gestão de Charles Fernandes, ocupou uma cadeira na Câmara dos Vereadores e foi vice-prefeito na gestão Ariovaldo Boa Sorte. Atualmente, são 29 anos de vida política.

Na eleição de 2016, ele concorreu pelo PSB e venceu Nilo Coelho (pelo PSDB e atualmente no DEM) com 23.989 votos (50,85%), 802 votos de diferença.

Já são 4 pré-candidatos definidos para as eleições de 2020

Os outros três pré-candidatos definidos são – Nilo Coelho (DEM), Marivalda Araújo (PT) e Afonso Almeida, do Republicanos.

O ex-governador Nilo Coelho está realizando campanha politica há meses e já buscou apoio de vereadores da base do prefeito para compor sua chapa.  Até o momento, três vereadores mudaram de partido para apoiar Nilo, foram – Carlos Jackson “Loló” (PDT), Fausto Azevedo (PSB) e do presidente da câmara Zaqueu Rodrigues (PDT). Atualmente, todos são do DEM.

O ex-governador tentará seu quinto mandato como prefeito de Guanambi, após perder por pouco mais de 1% dos votos nas eleições de 2016.

Marivalda é conhecida por Valda do ACS e deixou o PPL para filiar ao PT no ano passado. Em setembro, ela foi eleita presidente do diretório municipal do partido após uma eleição acirrada. O diretório nacional do PT diz que quer o maior número possível de candidatos este ano, no entanto, o partido tem o atual prefeito Jairo Magalhães como aliado e como é comum no PT, estas definições costumam ficar a cargo de seus mandatários.

O PT de Guanambi busca aliança com outros partidos ditos progressistas. O PSB, esvaziado pela ida de Jairo Magalhães e de alguns vereadores para o PSD já formalizou apoio. Já o PCdoB, deve continuar apoiando o grupo do atual prefeito.

Já o Republicanos, lançou os nomes de Afonso Almeida como pré-candidato a prefeito e Joscelio Teixeira Magalhães, pré-candidato a vice prefeito. Afonso é de Salvador e reside há 10 anos em Guanambi e nunca concorreu a nenhum cargo no município. Já Joscelio foi candidato a vereador em 2016 pelo PSC, obtendo 77 votos na ocasião.

O partido é formado por parte dos integrantes do grupo Direita Guanambi, criado em 2018 para apoiar Jair Bolsonaro (sem partido) nas eleições daquele ano. Após rachas no grupo, o diretório municipal do Republicanos foi formado, visando a candidatura no próximo pleito eleitoral. O nome do Ten. Cel da reserva da Polícia Miliar Antônio Roberto Pereira Braga foi cotado para a disputa, no entanto, ele não se descompatibilizou do cargo que ocupa à frente da Guarda Municipal de Vitória da Conquista.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile