A secretaria de Saúde de Guanambi confirmou mais um caso do novo coronavírus (covid-19) no município. A informação foi divulgada por meio do Boletim Epidemiológico atualizado nesta terça-feira (16).
Com o novo caso registrado, o total de pessoas infectadas pelo vírus chegou a 75. No entanto, o boletim também registrou mais duas curas da doença, e o total de pessoas consideradas curadas subiu para 53, ou seja, apenas 22 pessoas permanecem com o vírus ativo no município.
O novo caso registrado, foi confirmado por meio de exame realizado no Laboratório Central de saúde Pública (Lacen-BA). O infectado foi um homem com idade de 20 a 29 anos, residente no bairro Vila Nova, em Guanambi.
Do total de casos confirmados 89,3% foram registrados em homens (67 casos) e apenas 10,7% em mulheres (8 casos). Esse percentual ocorre devido a incidência de casos em trabalhadores das obras da linha de transmissão de energia, alojados em uma pousada da cidade, onde 40 trabalhadores adquiriram o vírus, no entanto, a maior parte dos casos são considerados curados da doença.
Os casos ativos são acompanhados por profissionais da Atenção Básica. Além disso, as equipes orientam os pacientes e moradores da mesma residência a permanecerem em isolamento, além de realizar ligações diárias para o monitoramento dos sintomas e fornecer novas orientações.
Segundo o Lacen-BA, o município realizou 202 coletas de swab nasofaríngeo para exames de RT-PCR, dos quais 182 tiveram resultados negativos, 11 positivos e 7 aguardam resultados. O município também realizou 1.401 Testes Rápidos para Covid-19, sendo 64 Positivos.
Além disso, conforme dados coletados no Esus VE, Foram testados 1.007 profissionais de saúde, 207 profissionais de Segurança Pública (17º Batalhão de Polícia Militar, Polícia Civil, presídio, Agentes de Trânsito e Bombeiros Civis), 72 idosos e profissionais da Associação Benemérita de Caridade Lar dos Idosos e 30 profissionais da Casa de Passagem, todos negativos. Até o momento, quatro profissionais de saúde testaram Positivo para a Covid-19.
A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e o Ibope realizam uma pesquisa no município que já aplicou 500 testes rápidos, todos com resultados negativo.
Dos 75 casos confirmados, 40 ocorreram no Bairro Belo Horizonte, 3 no BNH, 3 no Sandoval Moraes, 2 no Alto Caiçara, 2 no Bela Vista, 2 no Beija Flor, 2 no Jardim São João, 2 no Vomitamel, 2 no São Francisco, 2 em Morrinhos, 2 no Centro, 2 no Residencial dos Pássaros, 1 no Alvorada, 1 no Bom Jesus, 1 no Brindes, 1 no Ipiranga, 1 no Leolina de Sá, 1 no Monte Pascoal, 1 no Renascer, 1 no Santo Antônio, 1 no São Vicente, 1 no Vila Nova e 1 na Zona Rural, onde medidas de distanciamento e práticas de higiene devem ser redobradas.
Profissionais de Saúde realizam atendimentos e tele atendimentos psicológicos a pacientes com suspeita e confirmados de Covid-19, e aos profissionais da linha de frente da secretaria de saúde. Até o momento foram realizados 85 atendimentos.
Barreiras Sanitárias
As Barreiras Sanitárias, instaladas nas entradas do município desde o dia 24 de março, conseguiram catalogar 195.712 veículos e 427.923 pessoas. Dessas, 1.469 pessoas vindas de área de risco estão sendo monitoradas, por 14 dias, pela Atenção Básica, com o intuito de identificar pessoas que venham ter o aparecimento de sintomas. Outras 4.696 pessoas já receberam alta do monitoramento.