Mais três casos de coronavírus são registrados em Guanambi nesta quarta-feira

Destaque Guanambi

O último boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde de Guanambi, publicado no início da noite desta quarta-feira (1º), informou o registro de mais três casos de coronavírus no município. Os três diagnósticos foram realizados por meio de testes rápidos em um paciente homem e em duas mulheres, sendo dois residentes no bairro Bairro Novo Horizonte e um no bairro Sandoval Moraes.

Ao todo, são 94 casos confirmados, sendo que 76 pacientes estão recuperados e outros 16 permanecem ativos com o vírus. Não há óbitos em decorrência da Covid-19 registrados no município. Nenhum paciente do município evoluiu para a fase grave da doença.

Uma paciente com suspeita da doença foi transferida para os leitos de referência em Vitória da Conquista. Segundo a secretaria, ela ainda aguarda o resultado do exame laboratorial para confirmar ou descartar o diagnóstico.

O número de casos suspeitos aguardando diagnóstico subiu bastante em relação ao dia anterior, de 13 para 45, além de dois pacientes que aguardam coleta do material. Entre os diagnósticos, 21 foram realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen/BA) e os outros 73 por meio da aplicação de testes rápidos.

Até o momento, foram realizados 2.653 testes rápidos em Guanambi e 331 coletas de swab nasofaríngeo para exame no Lacen/BA. Entre os 94 contaminados, 73 são homens e 21 mulheres, incluindo 14 profissionais da área de saúde.

Dos casos confirmados, 40 ocorreram no Bairro Belo Horizonte, 5 no Novo Horizonte, 3 no Beija Flor, 3 no BNH, 3 no Residencial dos Pássaros, 3 no Sandoval Moraes, 3 no São Francisco, 3 no Vomitamel, 2 no Alto Caiçara, 2 no Bela Vista, 2 no Bom Jesus, 2 no Centro, 2 no Jardim São João, 2 em Morrinhos, 1 no Alvorada, 1 no Araújo, 1 no Brindes, 1 no Floresta, 1 no Ipiranga, 1 no Leolina de Sá, 1 no Monte Azul, 1 no Monte Pascoal, 1 no Paraíso, 1 no Renascer, 1 no Santa Catarina, 1 no Santo Antônio, 1 no São Vicente, 1 no São Sebastião, 1 no São José, 1 no Vila Nova, 1 no loteamento Sandoval Morais, 1 na Zona Rural e 1 em Mutans.

Nessas localidades, a secretaria recomenda que as medidas de distanciamento e práticas de higiene Sejam redobradas. No Pronto Atendimento de Guanambi, foram atendidas 496 pessoas com Síndromes Gripais.

Idosos e funcionários da Associação Benemérita de Caridade Lar dos Idosos foram novamente submetidos a testes rápidos e todos os resultados foram negativos.

Aplicação de testes rápidos

Grupos / Instituições Teste 1ª Fase Teste 2ª Fase Resultados
Profissionais de Saúde 1057 Profissionais _______________ 1054 Negativos  3 Positivos
Profissionais de Segurança Pública 260 Profissionais _______________ 258 Negativos 2 Positivos
Associação Benemérita de Caridade Lar dos Idosos 72 Profissionais e Idosos 80 Profissionais e Idosos 152 Negativos O Positivos
Hospital do Rim 82 Pacientes _______________ 82 Negativos 0 Positivos
Abrigo Institucional para Crianças e Adolescentes de Guanambi 48 Profissionais e Crianças ________________ 48 Negativos 0 Positivos
Comunidades Terapêuticas 73 Profissionais e acolhidos ________________ 73 Negativos 0 Positivos
IBOPE 750 Pessoas _______________ 750 Negativos 0 Positivos

 

Monitoramento

Pensando na contenção da transmissão do vírus em nosso município, a Atenção Básica tem orientado sobre a importância do isolamento social dos pacientes testados positivo e das pessoas que residem no mesmo domicilio, mesmo que assintomáticos, assim os profissionais da secretaria de saúde, realizam ligações diariamente durante 14 dias a esses pacientes com o intuito de monitorar os sintomas e orientações. Atendimentos e tele atendimentos psicológicos estão sendo ofertados aos pacientes com suspeita e confirmados de Covid-19, e aos profissionais da linha de frente da secretaria de saúde, até o momento foram realizados 118 atendimentos.

Nesta situação de enfrentamento à pandemia, as Barreiras Sanitárias, instaladas nas entradas do município desde o dia 24 de março, conseguiram catalogar 233.315 veículos e 506.719 pessoas. Dessas, 1.677 pessoas vindas de área de risco estão sendo monitoradas, por 14 dias, pela Atenção Básica, com o intuito de captar pessoas que venham ter o aparecimento de sintomas. Sendo importante ressaltar, que 6.432 pessoas receberam alta pelo monitoramento.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile